O sertanejo é o gênero musical mais ouvido no Brasil, sem a menor dúvida. Pelo menos, é o que mostram as pesquisas. Se você quer surfar nessa popularidade, que tal montar uma web rádio sertaneja?

Uma web rádio é uma difusão sonora feita pela Internet. Funciona da mesma forma que a rádio tradicional, mas o seu conteúdo é compartilhado digitalmente e não com sinais sonoros enviados por antenas.

E como montar uma rádio dessas para tocar música sertaneja? Nós separamos 5 passos que vão ajudá-lo nesse processo. Dá uma olhadinha aí embaixo!

Planeje a identidade sonora da web rádio sertaneja

O primeiro passo para montar uma web rádio sertaneja é pensar em uma identidade sonora que seja coerente com o seu tema, mas que também a destaque da concorrência. Para isso, é importante ter um locutor que conheça profundamente a música sertaneja e toda a cultura que envolve o gênero, incluindo jargões.

Além disso, a rádio deve ter seus próprios slogans, vinhetas e outros recursos sonoros que a identifiquem perante o público. Isso é importante para criar uma conexão entre os ouvintes e a rádio, fidelizando o público para que ele retorne mais vezes.

Mantenha um repertório atualizado de músicas

Uma das principais atrações de uma web rádio sertaneja, claro, é tocar músicas desse gênero. Porém, é muito importante que a programação seja atualizada constantemente.

Isso significa que o responsável pela rádio precisará acompanhar as novidades do gênero, buscar novos artistas e criar playlists diversificadas e com as principais tendências da área. Uma boa programação de música sertaneja sempre terá alguns clássicos do gênero, mas a ideia é usá-los pontualmente, com o principal foco sendo as novidades.

Invista em programas e programetes temáticos

As músicas mais pedidas e tocadas do momento devem ser o carro chefe de uma web rádio sertaneja, claro. Mas isso não significa que não há espaço para outros tipos de conteúdos na programação.

Por exemplo, que tal um programa com a agenda cultural da região onde a rádio está localizada? Seria interessante informar aos ouvintes sobre festas e shows sertanejos naquela área.

Outra boa ideia é fazer entrevistas com artistas novatos da região para apresentá-los ao público, talvez complementando com algumas músicas desses cantores.

Use um bom programa ao montar uma web rádio sertaneja

Para colocar a sua web rádio no ar, você precisará de um programa específico que faça o streaming do áudio. Além de transmiti-lo aos ouvintes, o ideal é que esse software tenha alguns recursos que ajudem a facilitar o trabalho.

Por exemplo, uma excelente ferramenta é o Auto DJ, que automatiza o trabalho da rádio e permite que ela esteja no ar, reproduzindo a playlist de músicas, mesmo sem a sua presença. Outro bom recurso do software é a possibilidade de gerenciar a rádio pelo seu dispositivo móvel. Assim, é possível controlar a sua programação de qualquer lugar.

Divulgue sua rádio para o público que gosta do gênero

Nenhuma transmissão funciona sem ouvintes, não é mesmo? Por isso, ao montar uma web rádio sertaneja, você precisará divulgá-la para angariar o seu público. A melhor maneira de fazer isso é buscar onde estão os fãs de música sertaneja. Entre em grupos especializados no Facebook e divulgue sua rádio por lá (sempre seguindo as regras, claro).

Uma boa técnica é fazer anúncios no Google ou Facebook, para encontrar pessoas que buscam por músicas sertanejas ou gostam desse gênero.

Para se inspirar, que tal conhecer algumas rádios sertanejas no ar neste momento? Confira abaixo:

Agora, você já sabe como montar uma web rádio sertaneja e pode começar o seu trabalho. Então, que tal procurar por algumas opções de softwares para a sua rádio?

Conheça a Bycast e saiba como as nossas funcionalidades podem ajudar a montar uma web rádio sertaneja hoje mesmo!

Autor

Escreva um comentário