Quem costuma ficar ligado na programação AM e FM certamente deve saber de cor as vinhetas para rádio produzidas pelo seu canal favorito. O objetivo dessas mensagens é justamente identificar e fixar as marcas e frequências na mente do ouvinte.

De extrema importância para conectar o público com a estação, envolvem o espectador com o produto a ser consumido. Quer exemplo melhor que a vinheta do Plantão da Globo, que promove um clima de tensão quase que instantaneamente?

Que tal aprender a fazer vinhetas marcantes como essa? Continue a leitura e conheça os principais elementos para atingir esse objetivo! Acompanhe!

1. Definir o objetivo

Ao iniciar os processos de criação das vinhetas para rádio, é preciso, em primeiro lugar, decidir qual a mensagem que será transmitida para os ouvintes, já que cada objetivo demanda uma linguagem, locução, trilhas e efeitos sonoros para combinar com a informação.

Conhecer o público-alvo faz toda a diferença. Por exemplo, um público jovem pede situações mais descontraídas, enquanto um perfil que compreende os idosos deve ter uma locução um pouco mais calma.

Se a sua rádio é online, lembre-se de que as mensagens devem encerrar com uma frase que estimule o ouvinte a interagir com o canal, compartilhando o link para ouvir a programação ou as postagens nas redes sociais.

2. Fazer uma locução adequada

Assim como mencionamos acima, a locução deve ser adequada ao público-alvo e aos objetivos da vinheta.

Locuções alegres cativam o ouvinte com mais facilidade e jargões criativos faz com que memorizem o nome e frequência da rádio. Já as mensagens de patrocínio e propaganda devem ser planejadas com cuidado para que nenhum detalhe importante (como o telefone ou site) seja esquecido, ou ainda, torne o comercial muito longo.

A dicção das palavras merece uma atenção especial. Treine a fala antes da gravação e procure os sinônimos mais simples para expressões complicadas ou muito formais.

Outra dica importante é se dirigir ao ouvinte em primeira pessoa, sendo o mais sucinto possível.

3. Elaborar o planejamento e o roteiro

As vinhetas são oportunidades de destacar a emissora da concorrência e devem ser tratadas com esse objetivo. É por meio delas que você consegue atrair os ouvintes, convidando o público para continuar ligado na programação.

Não é só a vinheta que precisa ser planejada e roteirizada, mas sim toda a rotina que vai ao ar, para que as mensagens sejam incluídas na hora certa e você enxergue claramente as oportunidades de fazer novas e criativas inserções.

4. Escolher as trilhas sonoras corretamente

As vinhetas para rádios devem ser originais e adaptadas ao público-alvo. Por isso, as músicas de fundo devem ter uma conexão com o assunto, sempre com o cuidado de não poluir o áudio.

A criatividade é uma peça fundamental na composição da vinheta, portanto, esteja sempre buscando as novidades do mundo da música dentro do segmento proposto.

Ao conhecer os principais elementos a serem considerados na criação das vinhetas para rádio, fica mais fácil fazer uma produção de qualidade. Ser criativo, fazer testes e manter-se empenhado são ações que contribuem diretamente para o sucesso do canal. Invista!

Continue se informando a respeito de uma boa locução. Leia agora mesmo nossas dicas e aprenda a elaborar um texto impactante. Até breve!

Autor

Escreva um comentário