Muitas pessoas (e até mesmo empresas) que sonham em ter uma rádio online ou querem um serviço do tipo para otimizar seus negócios, infelizmente não têm tempo de gerenciar essa empreitada. Para ajudá-los, existe algo chamado auto DJ.

Hoje em dia, é muito difícil tocar uma rádio online sem esse instrumento ao lado. Para quem não tem tempo de administrar a rádio da igreja ou tocar a grade de programação durante o dia, o auto DJ é uma ferramenta imprescindível e que facilita muito a vida.

Ficou curioso em saber mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudá-lo no dia a dia da sua rádio online? Então continue lendo!

O que é e como funciona o auto DJ?

O auto DJ é um recurso que existe para ajudar a automatizar o trabalho de quem comanda uma rádio online. Com ele, fica muito mais fácil comandar um empreendimento desses e é possível que sua programação vá ao ar mesmo que você esteja dormindo, por exemplo.

Basicamente, o auto DJ é como um condutor automático da programação da sua rádio. Por meio dele, você deixa tudo pré-agendado e ele reproduz tudo sozinho, sem que você precise fazer mais nada. Confira algumas das funções do auto DJ:

  • tocar playlists de músicas no momento determinado;
  • conduzir a programação da rádio;
  • reproduzir vinhetas de programas;
  • tocar comerciais e conteúdos publicitários automaticamente;
  • anunciar hora atual e outras inserções;
  • reproduzir programetes que otimizam sua programação.

Como usar o auto DJ em minha rádio?

Tudo o que foi dito é muito interessante, mas a pergunta que fica é: como colocar essa ferramenta em prática? Como usar o auto DJ? Vamos conferir em alguns passos simples!

Acesse seu painel de controle

O auto DJ está localizado no painel de controle do seu provedor de streaming de áudio contratado, como o ByCast, por exemplo. É nele que você gerenciará todas as funções desse recurso.

Crie pastas com seus arquivos de áudio

Para que o auto DJ reproduza arquivos de áudio, como músicas, podcasts ou outros tipos de conteúdo, é necessário criar pastas para armazenar essas faixas. O formato pode ser MP3.

O modo como você organizará as pastas é escolha sua, mas o recomendado é criar uma para cada gênero musical, cada programa e afins.

Crie suas listas de reprodução

O próximo passo é criar uma playlist para que o auto DJ possa identificar o conteúdo que irá tocar automaticamente. Essa opção está localizada no seu painel de controle.

Pense em cada lista de reprodução como um agrupamento de conteúdo que o auto DJ reproduzirá. Se for de músicas, elas podem ser tocadas em modo aleatório ou em ordem.

Adicione arquivos à sua playlist

O último passo é colocar os arquivos de áudio nas suas playlists. Assim, o auto DJ poderá começar a reproduzi-las na rádio.

Você pode criar playlists de todos os tipos. Só de músicas, com a programação inteira do dia, só com programas… do jeito que você quiser.

Quando terminar, não se esqueça de salvá-las.

Como escolher um serviço com auto DJ?

Usar o auto DJ é muito fácil, mas nem toda rádio online tem esse serviço. Isso porque nem todo provedor de streaming oferece essa opção para os seus clientes.

Para poder ter o auto DJ disponível e operante, ajudando a gerenciar a rádio e poupando muito do seu trabalho, é necessário ser parceiro de uma empresa que tenha essa função disponível, como o ByCast.

Nosso painel de controle conta com um auto DJ muito fácil de usar e cheio de interatividade, com alguns programetes exclusivos e atualizados para ajudar a compor a sua grade de programação.

Além disso, temos vantagens exclusivas que permitem que você gerencie a sua rádio via celular, em qualquer lugar e a qualquer momento, além de um construtor de sites muito fácil e simples de usar para colocar a sua rádio no ar sem dificuldades.

Como deu para ver, o auto DJ é uma ferramenta que deixa o trabalho de cuidar de uma rádio online mais fácil e simples. Agora não tem mais desculpa para não montar a sua, hein?

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais artigos como este, assine já a nossa newsletter gratuita!

Autor

Escreva um comentário