Existe um grande segredo que garante a criação de um bom conteúdo para rádio: planejamento. Isso é verdade para qualquer tipo de rádio — as comunitárias, profissionais ou online.

O planejamento ajuda a criar uma grade de programação coerente e de qualidade, que gera audiência cativa e colaborativa com a sua rádio.

Nós separamos 5 dicas para ensinar como usar esse truque a seu favor e criar o melhor conteúdo para sua rádio. Continue lendo para saber mais!

Estabelecer qual tipo de rádio online você pretende ter

O planejamento de conteúdo para rádio online começa exatamente na concepção da empreitada: qual o tipo de rádio que você pretende ter?

Existem vários tipos de rádio para escolher. Por exemplo, informativa, musical, de notícias ou entretenimento. Dentro desses grandes grupos, existem ainda subgêneros: pode ser uma rádio musical só de sertanejo, uma de notícias de cinema ou política.

Para saber que tipo de conteúdo fazer, é necessário definir qual o perfil da sua rádio online.

Pensar no público que consumirá o conteúdo para rádio     

Se você já sabe qual o tipo de rádio quer fazer, é hora de pensar nos seus ouvintes: qual o perfil de audiência você pretende atrair?

É importante pensar em quem acompanhará sua rádio, para desenvolver um conteúdo personalizado, que seja atraente a esse perfil de público.

Para isso, monte uma persona, um perfil semifictício do seu “ouvinte ideal”, para entender como ele é, do que gosta e que tipo de conteúdo é atraente para ele.

Montar uma programação compatível com seu público

Depois de definir o tipo de rádio que será e o público que quer atrair, ficará mais fácil montar a grade de programação.

Seja criativo e crie programas diferentes que abordem o tema central da sua rádio por diferentes perspectivas. Aposte nos melhores conteúdos nos horários de maior audiência e tente cativar o público abordando os temas principais do nicho de atuação definido para a rádio.

Por exemplo, se sua rádio for especializada no mercado de trabalho, pense em programas como entrevistas com profissionais de RH, dicas para entrevistas de emprego, cursos profissionalizantes por áudio e por aí vai.

Reunir os equipamentos necessários para iniciar a rádio

Com o planejamento no papel, você precisará começar a criar o conteúdo para sua rádio. Para isso, serão necessários certos equipamentos.

O básico é um computador, claro, com os softwares corretos de gravação e edição de áudio, para poder produzir os seus programas. Além de um PC, um bom microfone e fone de ouvido também serão essenciais nesse estágio.

Para transmitir o seu conteúdo pela sua rádio online, será necessária uma conexão com a Internet (claro!) e um software que faça esse streaming.

Isso é o básico, já que existem outras tantas ferramentas que ajudam a aprimorar o seu conteúdo.

Elaborar uma estratégia de divulgação da rádio online

Nenhum conteúdo importa se ele não for consumido, certo? A ideia de preparar um bom programa de rádio e transmiti-lo é que alguém o ouça.

Para isso, é importante garantir uma boa estratégia de divulgação para atrair potenciais ouvintes para a sua rádio online.

Se sua rádio é nova, deve tentar anunciar em sites, blogs ou redes sociais para atrair ouvintes. Se sua rádio já tem alguns seguidores e você quer alavancar algum novo programa, uma boa estratégia é enviar e-mails para sua lista de ouvintes com o objetivo de avisá-los da novidade.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil criar conteúdo para rádio. Lembre-se de investir na qualidade dos seus programas, para garantir que seus ouvintes receberão valor ao acessar sua transmissão e voltem sempre.

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