Você sabe como montar uma rádio escolar? Essa pode ser uma excelente ideia para quem administra esse tipo de estabelecimento de ensino. Se você souber como apresentá-lo, pode fazer a diferença.

Muito comum em escolas americanas, as rádios escolares não decolaram no Brasil, mas podem encontrar no século XXI o cenário ideal para se popularizarem.

Quer saber como montar uma dessas e apresentar para uma escola? Então continue a leitura!

Quais as vantagens de montar uma rádio escolar?

Antes de falarmos sobre a parte técnica de montar uma rádio escolar, é importante esclarecer as suas principais vantagens, listadas a seguir.

Aumenta a interação entre os alunos

Um dos benefícios de uma rádio escolar é que ela aumenta bastante a interação entre alunos, inclusive de salas e idades diferentes. Se eles tiverem um espaço para produzir conteúdo, poderão desenvolver habilidades sociais importantes.

Melhora a comunicação da escola com os alunos

Uma vantagem poderosa da rádio escolar é que ela permite que a comunicação da escola com os alunos seja melhorada. Afinal, com ela há o recurso de fazer anúncios e avisos em áudio para todos os estudantes ao mesmo tempo.

Desenvolve a criatividade dos alunos

Se os alunos tiverem um espaço na grade de programação para criar conteúdo original, terão uma excelente oportunidade para desenvolver sua criatividade. É importante, porém, que o material seja revisado antes de transmitido para evitar problemas na escola.

Melhora a percepção da escola pelos alunos

Quem gostava de ir para a escola quando era estudante? Poucas pessoas. Uma das razões para isso é a falta de incentivos para que o ambiente de ensino fosse um lugar agradável e convidativo.

Isso muda com uma rádio escolar, que pode ser um belo motivador para os alunos. Não só para curtir o conteúdo transmitido, mas também para participar na criação de programas.

Como montar uma rádio escolar facilmente?

Agora que já entendemos as vantagens desse projeto, resta a grande pergunta: como montar uma rádio escolar? Veja a seguir!

Ache um local

O primeiro passo é encontrar o melhor lugar para instalar os equipamentos da rádio e servir de “base de operações” para a transmissão. Pode ser uma sala de aula vazia ou algum pequeno escritório na escola.

Consiga equipamentos

Os equipamentos necessários para a criação de uma rádio dependerão, claro, do escopo pretendido. Eles podem envolver desde uma mesa de som, antena e transmissor FM homologado até peças mais simples.

O básico para uma rádio online está listado a seguir:

  • um computador para gravar e editar o áudio;
  • microfones para a captação de som;
  • fones de ouvido para não atrapalhar na gravação;
  • software de automação e transmissão da rádio;
  • software de edição de áudio;
  • caixas de som para transmitir os programas;
  • conexão com a internet;

Treine a equipe

A equipe que gerenciará a rádio escolar precisará receber um treinamento básico para entender como funciona a transmissão online, a captação e edição de áudio, bem como os demais processos internos do projeto.

Monte a programação

Com a estrutura física montada, é hora de começar a pensar no conteúdo da rádio escolar. Monte uma programação que seja de acordo com o horário da escola (não ofereça conteúdo durante as aulas, mas sim nos intervalos).

Use programetes curtos, crie boas vinhetas para a identidade sonora da rádio e planeje, com antecedência, os quadros dos programas transmitidos.

Interaja com os alunos

Se possível, insira os alunos na criação do conteúdo da rádio para criar um sentimento de comunidade dentro do projeto. Isso também permite que o conteúdo fique adequado aos ouvintes.

Agora que você já sabe como montar uma rádio escolar, deve começar a procurar pelos melhores equipamentos para esse projeto. Nessa fase, é importante contar com um software de transmissão e automação de áudio que seja de qualidade e tenha muitos recursos e ferramentas. 

Nesse sentido, ninguém bate a ByCast no mercado, que conta com um software potente para a transmissão do áudio, um AutoDJ para automação da rádio, construtor de sites, gerenciamento pelo celular e uma seleção de programetes de qualidade.

Viu como montar uma rádio escolar é simples? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!

Autor

2 Comentários

Escreva um comentário