A fórmula para ser um radialista de sucesso leva prática e investimento. O estudo de novos métodos e técnicas de locução é necessário para uma atuação moderna e que envolva os ouvintes. Conhecer frases para locutores e aplicá-las no momento certo, com a entonação adequada, faz parte dessa receita.

Entretanto, por mais que você tenha as sentenças na ponta da língua, pode sofrer com um branco na memória algumas vezes. A situação complica ainda mais se a transmissão for ao vivo, afinal improvisar é um desafio.

A boa notícia é que, com planejamento e treinamento, você consegue armazenar um ótimo repertório e ter as melhores expressões engatilhadas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo. Continue a leitura e conheça 3 truques para mandar bem nos programas ao vivo!

1. Prefira frases simples para as entradas dos programas

Quando falamos de frases para locutores, nossos referenciais costumam invadir a nossa mente. Se você é adepto do rádio, pode ser que se lembre de expressões marcantes nas locuções que geralmente ouve.

Em se tratando de um possível branco, é necessário ter um repertório de sentenças simples e fáceis de serem lembradas. “Oi”, “olá”, “opa”, “ok”, “e aí”, “beleza”, “maravilha” e um simples “bom” funcionam muito bem, especialmente quando você fala de maneira empolgada e esticando algumas letras ou sílabas.

2. Revele o que está por vir nas saídas dos programas

Você precisa chamar o intervalo rapidamente, mas se esqueceu completamente do que precisava falar? Aposte nas músicas que serão tocadas quando a programação voltar do break:

  • “não saia daí, daqui a pouco você vai ouvir a nova música do X!”;
  • “continue sintonizado na (nome de rádio), daqui a pouco tem (nome da música)!”;
  • “eu vou para um rápido intervalo, mas já já tem mais música para você!”.

Não parece ser tão difícil, não é mesmo? Afinal, como você sabe o que vai acontecer, a locução sai de maneira natural.

3. Utilize a entonação de voz como aliada

Improvisar nas entradas e saídas de programas pode ser tranquilo. Mas e se o branco vier na hora de passar a mensagem de um anunciante? Nesse caso, as frases para locutores já vêm prontas — e qualquer alteração pode causar um problemão com o cliente.

Vamos supor que o texto seja: “só hoje, na Loja Produtos para o Lar, jogo de panelas com até 50% de desconto!”. A frase completa pode ser pronunciada com uma baixa entonação, como se você estivesse dando um conselho para as donas de casa.

Entretanto, se o locutor perde o fio da meada, pode usar um tom de voz mais alto para fazer o alerta ao ouvinte e recuperar o fôlego antes de cumprir o contrato. Veja no exemplo:

“MEU DEUS! VERDADE? EU NÃO ESTOU ACREDITANDO!”. A partir de então, volta para o tom normal: “só hoje, na Loja Produtos para o Lar, jogo de panelas com até 50% de desconto!”.

Você já deve ter presenciado algo semelhante na sua emissora de rádio favorita, não é mesmo? Agora que conhece nossas dicas de frases para locutores, basta anotá-las e começar a treinar. Uma opção é realizar gravações para testar o seu desempenho e fazer alterações caso ache necessário. O importante é não perder a atenção do ouvinte!

Gostou das sugestões e quer acessar mais conteúdos como este? Siga nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Autor

Escreva um comentário