Quem deseja se aventurar no mundo da música por meio da criação de uma emissora própria deve se preocupar com as maneiras de tornar o seu canal conhecido. Afinal, não se cria uma marca de sucesso sem ouvintes. Pensando nisso, preparamos este artigo sobre e-mail marketing para web rádio.

Quando o assunto é essa estratégia, muitas pessoas pensam que estamos falando sobre os spams, que lotam as caixas de entrada. A cultura do spam traz bastante desconforto aos usuários e faz com que alguns acessem o correio eletrônico com menos frequência.

Entretanto, essa imagem mudou. Hoje, existem diversos mecanismos para uma comunicação eficiente, de interesse dos usuários e que traz ótimos resultados para o negócio. Continue a leitura e descubra mais sobre como esse mecanismo pode ser eficiente!

1. O que é o e-mail marketing?

Quando você utiliza uma estratégia de e-mail marketing para web rádio, significa que está utilizando o correio eletrônico como um canal ativo para as campanhas de marketing digital da sua emissora.

Entretanto, não se trata de spam. O e-mail marketing faz com que as mensagens cheguem para aqueles que estão interessados nas informações que você tem para fornecer. Tampouco é um meio destinado ao envio de promoções: é preciso enxergar que estratégias vão além.

A efetividade da comunicação por e-mail está ligada ao fato de que esse é um canal pessoal em que as pessoas devem permitir a entrada da sua marca. Isso significa que grande parte dos indivíduos que vão receber as suas mensagens são clientes em potencial.

Agora, confira de que forma o e-mail pode ser eficiente quando o assunto é como divulgar web rádio.

Para engajar

Se uma pessoa permite que você se comunique com ela por meio do e-mail, significa que espera receber essa correspondência. Portanto, uma estratégia eficiente deve gerar engajamento a partir dessas mensagens. Procure manter um relacionamento constante e saudável, fazendo com que os leads sempre lembrem de você e da sua emissora.

Na promoção dos conteúdos

Uma estratégia de marketing digital bem sucedida deve interligar vários canais de comunicação. Ao adotar o e-mail marketing para web rádio, você também pode pensar em um blog para promover conteúdos sobre o mundo da música.

Enviando uma newsletter, as postagens do blog podem aumentar o número de acessos ao endereço e, consequentemente, a sua rádio. Dessa forma, cria-se um ciclo saudável para aumentar a visibilidade da emissora na internet. Esse blog pode estar integrado a um site para rádio online, trazendo ainda mais credibilidade para a emissora e os conteúdos veiculados.

Para nutrir e educar seus leads

É possível chegar aos seus ouvintes no momento certo e na hora certa com mensagens personalizadas. As ferramentas de automação em marketing permitem essa ação, com o objetivo de nutrir e educar os seus contatos a respeito da sua emissora, estreitando o relacionamento com cada um deles.

2. Quais são vantagens em utilizar e-mail marketing?

No universo de marketing digital, o engajamento não é promovido apenas pelas estratégias de e-mail marketing. Contudo, escolher esse canal em específico traz uma série de benefícios para a campanha. Conheça alguns deles agora mesmo!

Alcance

Quando você faz um post em uma rede social, não ha como garantir que todos os seguidores da sua página vão ler aquela mensagem. Ao enviar um e-mail para a sua lista de contatos, você pode contar com mecanismos que informam se realmente todas essas pessoas receberam as mensagens e quantas delas abriram o e-mail.

Formato

O espaço para escrever um e-mail é simplesmente uma tela em branco, em que você é livre para criar o formato que quiser. Imagens, gifs e até vídeos podem ser adicionados. Mensagens curtas, longas, links e layout diversificados. O formato ideal é aquele que a sua criatividade permitir e for a cara da sua rádio!

Investimento

O investimento em uma ferramenta de e-mail marketing costuma ser baixo ou, até mesmo, nulo, já que algumas ferramentas fazem o disparo gratuitamente. Partindo do princípio que você pode impactar um grande número de pessoas diretamente, a ferramenta tem um retorno financeiro satisfatório em relação ao seu custo.

3. Quais as melhores estratégias de e-mail marketing para usar na minha rádio?

Certamente você já deve ter recebido muitas comunicações via e-mail, e as chances de tornar a sua experiência um padrão para o seu negócio são grandes. Contudo, se está pensando nas reais possibilidades de investir nessa tática, é fundamental se informar a respeito das estratégias para serem usadas na sua rádio. Afinal, esse recurso não precisa ser utilizado de forma exclusiva para vendas.

Chegou agora de conhecer os possíveis caminhos para utilizar o e-mail marketing para a web rádio. Continue a leitura e veja o que melhor se encaixa nos seus objetivos!

3.1 Vendas e anúncios

Esse é o formato mais comum. Como o foco está nas vendas, costuma apresentar pequenos anúncios de produtos promocionais, lançamentos ou queima de estoque. Geralmente, as mensagens são visuais, curtas e objetivas. O intuito é que assim que a mensagem é aberta, chame a atenção do leitor de forma rápida.

Você pode utilizar esse modelo caso tenha uma carteira de possíveis anunciantes, revelando os preços para a divulgação na sua emissora. Também pode ser útil no caso de parcerias em eventos, para venda de ingressos ou revelar uma atração.

3.2 Newsletters

A newsletter é o modelo mais indicado quando a proposta for melhorar o relacionamento com o ouvinte. O foco deve ser as informações relevantes e conteúdos úteis para os leitores, ou seja, assuntos do seu interesse. Por exemplo, se a sua rádio for uma emissora gospel, você pode trazer novidades em torno desse assunto.

Vale lembrar que o conteúdo não precisa ser diretamente relacionado ao seu negócio. Ou seja, se você vai montar uma rádio própria, nem sempre a newsletter precisa falar sobre música. Uma coluna semanal com a agenda do fim de semana da sua cidade pode fazer muito sucesso!

3.3 Pesquisas

Realizar uma pesquisa via e-mail é uma maneira bastante eficiente de conhecer o público. Essa coleta de dados é bastante valiosa para que você consiga planejar os próximos passos da sua divulgação, ajudando sua emissora a se desenvolver e agradar cada vez mais aos ouvintes. Dessa forma, é possível aumentar o número de fãs da sua rádio e, consequentemente, o sucesso.

3.4 Relacionamento

Destacamos a importância de utilizar o e-mail como uma ferramenta para se relacionar com os ouvintes neste mesmo texto. Isso pode ser feito adotando o formato de comunicação pessoal, em que mensagens personalizadas de aniversário e outras datas comemorativas são enviadas para estreitar os laços entre vocês.

4. O que não pode faltar em uma estratégia de e-mail marketing?

Ao longo deste artigo, muito tem se falado a respeito de manter um relacionamento com o cliente. E como o e-mail marketing pode contribuir para a construção e uma relação duradoura e confiável.

Entretanto, isso não pode ser feito por meio do envio livre de mensagens, sem nenhuma estratégia ou planejamento. É preciso trazer uma rota inteligente para que a ação produza os resultados esperados. Veja a seguir como você pode fazer isso.

Segmente a base de contatos

Segmentar a base de contatos deve ser obrigatoriamente a primeira etapa de qualquer estratégia, pois é o principal pilar para todas as atividades posteriores. É preciso, então, escolher entre as opções disponíveis para fazer essa seleção:

  • com base no comportamento do indivíduo;
  • com base no perfil do indivíduo;
  • baseado em um grupo de pessoas em específico, como por exemplo, ouvintes de 16 a 21 anos.

Com essa divisão feita, fica mais fácil visualizar qual o tipo de conteúdo mais adequado para cada segmento e, assim, aumentar as possibilidades de acerto com a mensagem. Para alcançar a forma de envio ideal, é necessário selecionar uma ferramenta de e-mail marketing. É por meio dela que você vai conseguir fazer a divisão entre esses grupos.

É importante ter consciência de que, em uma lista de usuários, você encontra perfis variados de comportamento e pessoas com necessidades e preferências diferenciadas. Por isso a necessidade de agir estrategicamente.

Envie conteúdos pertinentes

Seguindo a mesma linha de pensamento sobre a segmento e os conteúdos adequados, é preciso pensar no que você pretende disparar para cada nicho. Lembra do tipo de e-mail de pesquisa que explicamos anteriormente? Ele pode ser usado para que você descubra exatamente o que as pessoas esperam receber da sua rádio.

A agenda de baladas da semana, que já mencionamos, pode ser uma boa pedida. Lançamentos de clipes da semana, novidades do mundo da música e até mesmo da gastronomia podem render ótimas parcerias, além de muitos cliques.

Imagine um e-mail cheio de criatividade, em que você sugere um cardápio para um jantar. Então, você envia a receita e a trilha sonora para a ambientação. Dá para aproveitar várias ocasiões durante o ano: dia das mães, das crianças, férias dos filhos, natal, entre outras.

Evite o spam

Você já sabe que o e-mail marketing não é spam, certo? Contudo, é necessário tomar alguns cuidados para que os servidores dos seus ouvintes não acabem interpretando as mensagens da sua rádio dessa maneira.

A segmentação pode ajudar, mas é preciso assumir outras atitudes. Veja quais são:

  • evite comprar listas prontas de endereço de e-mail;
  • sempre coloque a opção para que o indivíduo possa cancelar o cadastro da newsletter em todo e-mail e respeite essa vontade, retirando o endereço da pessoa do seu banco de dados;
  • evitar palavras como “grátis”, “gratuito” ou “promoção” logo no assunto;
  • enviar os e-mails por meio de uma ferramenta, nunca manualmente;
  • sempre utilizar endereços corporativos, nunca os servidores como @gmail, @hotmail e afins.

Personalize seus e-mails

Se você já leu alguma coisa sobre estratégias de marketing e vendas, possivelmente deve ter se deparado com frases como “sempre chame o cliente pelo nome”. O conselho também vale para o envio de e-mail marketing para web rádio.

Personalize as formas de envio para que as mensagens sempre iniciem direcionadas à pessoa. É importante se lembrar de que isso não precisa ser feito manualmente, já que existem ferramentas de automação em marketing que auxiliam nesse processo.

Aumente o índice de abertura das mensagens

O que faz com que o usuário se interesse por abrir o seu e-mail é o assunto que ele traz. Para aumentar esse índice, algumas regrinhas básicas podem ser seguidas:

  • dê preferência para frases diretas e objetivas;
  • não ultrapasse os 50 caracteres;
  • demonstre urgência na mensagem;
  • aposte em listas como os 5 melhores […], os 5 lançamentos […];
  • utilize novidades, como “os mais novos sucessos de […]”;

É muito importante que você cumpra a promessa feita no título. Se você resolveu enviar um e-mail sobre os lançamentos da semana, certifique-se que realmente está enviando canções fresquinhas, a fim de que que o usuário não perca o interesse em abrir as suas futuras mensagens.

Entenda a importância do CTA

O CTA, sigla para Call to Action, é uma importante mensagem que aparece no final do e-mail, que direciona o leitor para outro serviço.

Cria-se então a oportunidade perfeita para mandar o link de um podcast, uma pesquisa de satisfação, a divulgação de uma festa ou serviço de um anunciante. Um CTA eficiente deve seguir algumas regras:

  • utilizar verbos de ação;
  • estar escrito em cores diferentes ou em negrito;
  • informar nitidamente o que vai acontecer quando a pessoa clicar no link;
  • passar um certo senso de urgência.

5. O que observar para começar uma estratégia na minha rádio?

No tópico acima, falamos sobre as estratégias de e-mail marketing. Como você pôde perceber ao longo deste artigo, o envio de mensagens por meio do correio eletrônico faz parte de um planejamento de marketing bem estruturado.

Conheça, agora, algumas técnicas de marketing digital para que você possa manter as ações integradas e ter uma divulgação mais eficiente da sua emissora de web rádio!

Planeje toda a estratégia

Qualquer estratégia precisa de planejamento. Assim como no caso dos envios do e-mail, a ação precisa ser totalmente planejada, com o público-alvo bem definido e atividades necessárias para chegar a ele de forma eficiente.

Pesquisar os ouvintes e o que a concorrência oferece a eles é fundamental para que você não faça campanhas semelhantes, mas identifique as falhas para compor um serviço melhor e, assim, sair à frente do concorrente.

A criação de um cronograma é outro passo fundamental para que a organização da sua campanha seja um sucesso e você acerte na frequência de postagem e divulgação do conteúdo escolhido, sem exagerar ou pecar pela falta.

Adote o WhatsApp

Cada vez mais as pessoas têm a necessidade de interagir com as empresas das quais são clientes. O telefone foi naturalmente substituído pelo contato via WhatsApp, canal de comunicação bastante prático.

Não seria diferente com uma rádio. Proporcionar um meio direto para conversar com seu público faz com que você cative essas pessoas, uma vez que elas são livres para fazer pedidos musicais e enviar mensagens que podem ir ao ar.

Além disso, você pode enviar atualizações sobre o seu conteúdo postado, avisar quando a rádio está online, gerando engajamento, aumentando as taxas de conversão e fidelizando esses ouvintes.

Marque presença em várias redes sociais

Uma rádio com uma programação de alta qualidade, rica em informações, playlists de sucesso e conteúdo online não tem como causar um grande efeito se não for vista. Afinal, você já deve ter ouvido famosa frase: quem não é visto, não é lembrado.

Essa é uma grande verdade e deve ser considerada. A sua emissora deve estar presente, no mínimo, no Facebook e Instagram. E você deve se atentar ao formato ideal para cada uma dessas redes sociais, produzindo um conteúdo relevante e personalizado para cada público.

Crie um blog

Nós já mencionamos o blog durante este artigo, mas vale a pena frisar a sua importância dentro de uma estratégia de divulgação digital. A produção de conteúdos está cada vez mais presente nesse nicho, pois gera engajamento do público e é uma das técnicas utilizadas para manter o nome do negócio do topo das buscas do Google.

É claro que pode funcionar muito bem quando falamos sobre as rádios online. Ouvintes e radialistas saem ganhando ao adotar esse mecanismo, artistas locais e empresas parceiras também.

Entretanto, não basta só criar o blog. É preciso publicar informações estratégicas, que tenham a ver com o seu público-alvo e, de preferência, que sejam relevantes para os moradores da região de abrangência da sua emissora. Considere que, além de impactar o público-alvo, também funciona para conquistar novos ouvintes.

Pense na visibilidade no Google

Seguindo o tópico anterior, quando você utiliza as técnicas corretas de SEO, consegue que suas postagens fiquem bem ranqueadas no Google. Invista em conhecimento sobre esse assunto. A internet oferece uma série de artigos com dicas para que você utilize esses instrumentos de forma correta, e vale muito a pena se informar corretamente sobre isso.

A visibilidade no Google não se limita a atrair mais ouvintes, como também novos anunciantes e parceiros. Já imaginou se você conquista um público tão grande que as rádios mais famosas da sua cidade começam a convidar você para seus eventos, interessado nas postagens que você pode fazer a respeito?

Quando você menos perceber, pode se tornar uma autoridade local no estilo musical de atuação. Essa é uma realidade possível de ser alcançada, portanto, considere!

Cadastre sua web rádio em diretórios

A internet disponibiliza várias plataformas cujo intuito é divulgar as web rádios amadoras. Kboing, Cx rádio, Radios.com.br e Guia de mídia são importantes portais que podem aumentar consideravelmente o número de ouvintes.

Se o conteúdo for bom, pode ganhar usuários frequentes. Nesse contexto, você não pode esquecer de divulgar o endereço do site oficial da emissora e do blog durante a locução. Assim, depois de um tempo, as pessoas podem acessá-lo de maneira direta, sem necessitar de intermediários.

6. Por que contar com uma ferramenta que oferece o serviço de disparo de e-mail?

Durante todo este artigo, você pôde conferir a quantidade de gatilhos existentes para envolver o público, captar novos ouvintes e manter um relacionamento saudável com todos eles.

Para que uma rádio tenha sucesso, é fundamental garantir que esse público-alvo continuará acompanhando a emissora. O e-mail marketing é um grande aliado para se manter próximo a esses usuários e, ainda, fortalecer o valor e a imagem da sua marca nesse mercado.

Apostar nas estratégias certas de divulgação do conteúdo é fundamental para que a emissora se transforme em um sucesso e você consiga, até mesmo, ganhar dinheiro com a rádio online, fazendo de um hobby a sua fonte de renda.

Portanto, se aqui o assunto foi aproveitar o disparo de mensagens para impactar e engajar os seus ouvintes, é muito importante que você esteja consciente de que isso deve ser feito com cautela e de maneira direcionada.

Felizmente, o mercado para quem deseja investir em uma rádio online já entendeu todas essas demandas e proporciona serviços para que você trabalhe de maneira integrada. Empresas que oferecem um serviço de streaming completo já são uma realidade. Isso significa que, ao escolher a ferramenta certa, você tem em um só local:

  • transmissão automática de playlists;
  • gerenciamento da rádio pelo celular;
  • construção e hospedagem de sites simplificados;
  • disparo de e-mails personalizados para a sua base de contatos.

Ou seja, com apenas uma contratação você consegue ter acesso a todos os serviços indicados neste artigo para que a sua emissora seja um sucesso de público!

7. O que podemos concluir com este artigo?

O e-mail marketing para web rádio deve ser visto como uma tática que, muitas vezes, está à frente das redes sociais. É verdade que qualquer marca que deseja fixar sua presença no mercado precisa ser presente nesses canais, entretanto, o alcance dos e-mails não pode ser desconsiderado.

Aqui, o recebimento é garantido e você tem a certeza de estar falando com quem realmente está interessado no seu conteúdo. Nesse sentido, o e-mail marketing aparece como uma forma efetiva de conquistar o público, ter mais anunciantes interessados nos seus espaços comerciais e tornar a emissora conhecida.

Seguindo nossas orientações sobre o e-mail marketing para a web rádio, é possível alcançar esses objetivos. Não deixe de investir em um bom streaming e construa uma caminhada de sucesso!

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Deixe o seu comentário. Queremos ouvir o que você tem a dizer!

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