A popularização da internet e os avanços tecnológicos abriram o leque de possibilidades nos meios de comunicação e entretenimento. No artigo de hoje, você vai entender um pouco mais sobre a nova era do rádio e podcast como alternativas no consumo de música e informação.

Confira nosso post e saiba mais sobre o que é cada um, suas vantagens, as desvantagens e como eles podem atuar de forma complementar. Boa leitura!

O que são rádio e podcast?

Rádio e podcast são dois meios de comunicação. O primeiro, trata-se de uma ferramenta propagada por ondas eletromagnéticas. Já o segundo, são programas de áudio distribuídos online, no formato mp3.

Hoje em dia, emissoras de rádio também podem transmitir sua programação via web, por meio do streaming. A tecnologia possibilita a transferência de áudio e vídeo pela internet em tempo real.

No caso das estações radiofônicas online, o usuário pode conferir a programação ao vivo no seu próprio computador, tablet ou smartphone. É aí que se encontra a grande diferença com o podcast, que pode ser ouvido quando o indivíduo desejar. Basta fazer o download.

Quais as vantagens e desvantagens?

Na realidade, não podemos chamar as diferenças entre rádio e podcast de vantagens e desvantagens. Cada formato tem suas particularidades, tornando a sua transmissão mais adequada dependendo do momento. Para facilitar o entendimento dessa relação, separamos uma pequena lista de características individuais.

Forma de acesso

Para acessar o conteúdo de uma rádio, o ouvinte deve sintonizar a estação desejada. No caso das estações que operam na internet, basta acessar o site ou aplicativo responsável pela transmissão da programação desejada. Já com o podcast, o indivíduo precisa fazer o download do conteúdo, contar com um player adequado para rodar o arquivo ou acessá-lo via streaming.

Possibilidades de transmissão

Essa talvez seja a grande diferença entre rádio e podcast. O primeiro possibilita o acesso ao conteúdo ao vivo. Já o segundo, é chamado de on demand. Entende-se por on demand a comunicação sob demanda, em que a pessoa consome o programa selecionado onde e quando quiser.

Transmissão ao vivo

O podcast, diferente do rádio, não permite a transmissão do conteúdo ao vivo. É necessário gravar e editar antes de ser disponibilizado para download.

Por que eles se complementam?

É importante desmistificar que rádio e podcast são concorrentes. Atualmente, o avanço da tecnologia mudou o comportamento do ouvinte e fez com que esses dois canais atuassem como complemento um do outro.

Uma estação pode, tranquilamente, disponibilizar os programas que foram transmitidos ao vivo para download, transformando esse conteúdo em um podcast.

Ou seja, caso o usuário não consiga ouvir o rádio em determinado momento, pode recorrer à programação online. Ainda assim, se isso não for possível, pode baixar o arquivo posteriormente em forma de podcast. Consequentemente, há uma expansão da programação dessa emissora de rádio.

Uma boa divulgação e conteúdos relevantes podem fazer a união entre rádio e podcast ser um sucesso. Se você está pensando em ter a sua própria emissora, considere essa integração desde o início das atividades!

Gostou do nosso artigo e quer continuar recebendo informações tão relevantes quanto esta? Então assine já a nossa newsletter. Até breve!

Autor

Escreva um comentário