Se você é apaixonado por música, deseja trabalhar com o que gosta e está pensando em montar um programa de rádio online, este artigo é para você!

A tecnologia chegou para somar, seja satisfazendo as nossas vontades como ajudando a divulgar os serviços que estamos dispostos a fornecer. Por isso, trouxemos os 5 passos básicos para que você possa começar a investir no seu sonho, criando a sua própria programação musical. Continue a leitura e saiba mais!

1. Tema principal do projeto

Seja qual for o projeto que você deseja iniciar, ele precisa ser bem delineado. Não seria diferente se o objetivo é montar um programa de rádio.

Coloque na ponta do lápis qual a real intenção por trás desse programa: manter as pessoas informadas, entreter o público, promover momentos de animação ou reflexão?

Feito isso, fica mais fácil continuar com o processo de criação do seu canal. Ter essa questão bem definida é fundamental para conseguir veicular essa atração, seja em uma emissora alheia ou até mesmo na própria rádio online.

2. Gênero da rádio

No início do texto citamos como a tecnologia tem contribuído para a realização dos sonhos das pessoas. Isso pode acontecer, inclusive, com quem deseja investir em um negócio próprio.

O ramo musical pode ser explorado por meio de uma rádio online. Você pode criar a sua própria emissora, divulgá-la nas redes sociais ou buscar espaços corporativos para veicular esse canal. Já imaginou ser responsável pela programação de um shopping center? Isso é possível.

Contudo, o gênero da rádio precisa ser bem definido. Você pode explorar temáticas musicais variadas como pop, rock, sertanejo universitário e gospel, ou ser um pouco mais ousado e investir em uma rádio mais jornalística, conquistando o seu espaço na rotina daqueles que gostam de estar sempre bem informados.

3. Público-alvo

A definição do público-alvo merece atenção e precisa acontecer no momento em que você propõe a temática do programa e o gênero de sua própria rádio ou da emissora que vai procurar para veicular a atração.

Conheça o perfil dessas pessoas! Procure por pesquisas de comportamento do consumidor ou dados já publicados das rádios que serviram de inspiração. Você também pode usar as redes sociais como o Facebook para lançar as próprias enquetes e produzir um conteúdo mais direcionado.

4. Duração do programa

Estabelecer previamente a duração da atração é outro elemento importante ao montar um programa de rádio.

Saber qual será esse tempo é fundamental para definir quais informações serão passadas, de que forma e ajudará, também, na seleção das músicas, caso seja uma sessão musical.

5. Roteiro dos blocos

Os blocos também devem ser previamente roteirizados. Vinhetas e spots personalizados devem fazer parte da programação, ajudando a rentabilizar o seu novo negócio e tornando a rádio mais profissional.

Nunca se esqueça de que, para ter sucesso ao montar um programa de rádio, é preciso produzir com qualidade, respeitar o público-alvo e cumprir com o planejamento. Seguindo essas dicas você estará pronto para ser um sucesso na programação!

Ficou animado? Então clique aqui e confira agora mesmo o nosso guia completo para criar uma rádio própria. Até breve!

Autor

Escreva um comentário