A história da comunicação no Brasil envolve diversos gêneros de rádio. Esse veículo tão apaixonante, se tornou sagrado para muita gente e, não por acaso! A companhia do locutor enquanto fazemos uma tarefa em casa ou enquanto nos deslocamos de carro, ajuda a preencher a rotina, além de informar e entreter.

Foi no longínquo ano de 1922 que a primeira transmissão radiofônica aconteceu por aqui. Pouco tempo depois, surgiu a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, pioneira no país. Em 1938, veio a transmissão da Copa do Mundo, com a década de 40 representando o crescimento da audiência e o fortalecimento do rádio como meio de informação.

O andar da carruagem resultou na criação de inúmeras emissoras, cada uma com suas particularidades. Você é louco por rádio e quer conhecer quatro dos principais tipos existentes no Brasil? Então continue conosco e confira o artigo na íntegra. Boa leitura!

1. All News

Em uma tradução direta, trata-se de uma emissora ”só de notícias”. Em outras palavras, portanto, uma rádio all news tem o jornalismo como foco. Os temas abordados são os de relevância para o ouvinte com caráter local, nacional ou até mesmo mundial, dependendo da rádio.

Uma emissora all news é composta inteiramente por profissionais da área, que buscam fontes, apuram informações e as veiculam com determinado padrão de texto e narração. As notas costumam ser curtas e diretas, acompanhadas por boletins, reportagens, debates e entrevistas.

As rádios CBN, BandNews FM, Globo e Capital figuram como exemplos de emissoras all news com fama nacional.

2. Gospel

Rádios gospel são ouvidas por quem busca estreitar laços religiosos. A programação é marcada por bastante interatividade, com mensagens de pessoas que desejam desabafar ou incentivar outras a seguir o caminho da fé.

A trilha sonora, como não poderia ser diferente, conta com uma variedade de músicas do estilo gospel. Trata-se de um gênero de rádio que ganhou muita força nos últimos anos, apostando sobretudo na internet como ferramenta de impulso.

A Rádio Gospel FM, a Gospel Mix, a Felicidade Gospel e a Gospel Mais são algumas das mais acessadas na web.

3. Sertaneja

Também com foco na música como carro-chefe da grade, as rádios sertanejas lançam qualquer tipo de sucesso desse estilo, misturando doses de informação e interatividade ao longo da programação diária.

O ouvinte nunca perde contato com o que há de melhor na música sertaneja, desde os artistas mais badalados até nomes desconhecidos que ainda engatinham no cenário. Além disso, festivais sertanejos costumam ganhar bastante visibilidade.

Sertanejo Mix, Sertanejo Hits, Cabrito e Alegria, por exemplo, contam com alta popularidade entre os amantes do sertanejo.

4. Esportiva

O avanço de web rádios no cenário brasileiro tem feito crescer a quantidade de emissoras voltadas apenas ao esporte. São programações que abordam em especial o futebol, mas costumam dar espaço a outras modalidades.

Algumas delas têm até mesmo conteúdo 24 horas ao vivo, como a Grenal, de Porto Alegre. Transmissões de jogos, entrevistas e debates sustentam a grade.

Como observamos, os gêneros de rádio se transformaram ao longo do tempo e, hoje, atendem a muitos estilos de público. Podcasts e web rádios hoje em dia são extremamente populares, evidenciando que as qualidades dessa plataforma oferecem um mundo rico de alternativas para todos os gostos.

Curtiu o conteúdo? Conhece alguma emissora ou gênero que não tenha sido abordado no texto? Aproveite que está por aqui e deixe seu comentário!

Autor

2 Comentários

  1. Vcs incentivam as pessoas a criarem uma web radio mas esquecem de informar que elas precisarão pagar o Ecad quanto aos dirteitos autorais das musicas

Escreva um comentário