Você sabia que o aquecimento vocal é um dos hábitos mais importantes para a carreira de um locutor de rádio? Sem esse exercício, a voz do profissional não fica nas melhores condições e pode sofrer lesões sérias.

Isso acontece porque as pregas vocais são compostas por tecidos e músculos e, portanto, precisam ser aquecidas antes de serem colocadas sob uma carga de trabalho muito forte (seja em intensidade ou duração). É a mesma lógica do aquecimento físico dos atletas antes de uma partida de futebol, por exemplo.

Mas como aquecer a voz antes de uma locução? Quais exercícios realizar para cuidar das suas pregas vocais? Basta seguir nossas dicas abaixo!

1. Use o tempo adequado para o aquecimento vocal

Cada uso que damos para a voz exige um tempo específico de preparação adequado. Para um cantor de ópera, por exemplo, o aquecimento deve ser mais completo e abordar mais escalas de notas. Já para um locutor, o tempo é um pouco menor.

A média indicada é aquecer a voz por cerca de 30 minutos antes de iniciar o seu programa.

2. Tome bebidas mornas ao acordar e durante o dia

Além dos exercícios de aquecimento vocal que veremos a seguir, existem outros cuidados importantes para manter a qualidade da voz e a saúde das pregas vocais. Um deles tem a ver com os líquidos que ingerimos.

Ao acordar, opte por bebidas mornas para tratar a voz, como um chá com fatia de limão, suco de maçã verde ou água morna. Não beba nada muito quente e nem muito gelado. Também evite leite (produz muco), açúcar e cafeína (ressecam a voz).

3. Faça o exercício de vibração de língua

O primeiro exercício para o aquecimento vocal é o de vibração da língua. Faça um som como o da sílaba “TR”, vibrando a ponta da língua atrás dos dentes.

Tome cuidado para não lateralizar os lábios (abrir um sorriso ao fazer o som) para não causar tensões nos músculos do rosto, pescoço e laringe. A prática correta é fazer um bico com os lábios e vibrar a ponta da língua.

O exercício é composto por duas partes. Na primeira, faça o som em uma nota grave, pause e repita em uma nota ligeiramente mais aguda. Faça o exercício por alguns minutos.

Depois, na segunda parte, realize a transição entre notas sem parar: vá do mais grave para o mais agudo e novamente para o mais grave. Repita o exercício algumas vezes.

4. Realize o exercício de vibração de lábio

O exercício de vibração de lábio é exatamente igual ao anterior, mas, dessa vez, trabalharemos outra parte da boca. Em vez de fazer um som de “TR” ao vibrar a ponta da língua, faremos um “BRR” ao vibrar os lábios.

A prática é igual à anterior: primeiro, varie a nota grave e aguda com pausas e, depois, faça uma escala contínua entre elas.

5. Repita alguns trava-línguas para a dicção

Além dos exercícios vocais, uma boa maneira de se preparar para o seu trabalho é aquecer a dicção antes de entrar no ar e ler o texto preparado para a locução. Para isso, vá em frente ao espelho e repita alguns trava-línguas em diferentes velocidades para se acostumar com a transição entre sílabas.

Confira algumas sugestões:

  • o rato roeu a roupa do rei de Roma;
  • a aranha arranha a rã, a rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã, nem a rã arranha a aranha;
  • trazei três pratos de trigo para três tigres tristes.

6. Relaxe a mandíbula com exercícios

Para finalizar o aquecimento, relaxe os músculos da mandíbula com dois exercícios. O primeiro é fazer o movimento de bocejar repetidas vezes na frente do espelho, por alguns minutos.

Depois disso, aproveite para massagear a mandíbula com a base da palma da mão, com movimentos circulares e, a seguir, de cima a baixo.

Agora que você já sabe como fazer aquecimento vocal, pode começar a cuidar melhor da sua voz, evitando lesões nas pregas vocais e garantindo uma melhor qualidade de áudio na sua locução.

Se você quiser continuar aprimorando a sua carreira, que tal aprender como ser um locutor de sucesso com o nosso artigo especial?

Autor

Escreva um comentário