Quando se pensa na programação ideal de uma emissora, muitas opções invadem a nossa mente. Entretanto, boas ideias de quadros para programas de radio devem seguir um protocolo para que sejam realmente um sucesso.

Nesse sentido, é importante estar ciente de que uma estação de web rádio deve oferecer programas diversificados, mas cada um mantendo um foco principal. Por exemplo, uma rádio gospel pode abordar notícias diárias, assim como orações e as últimas novidades do segmento musical.

Entre programas e programetes — pequenos áudios de até 5 minutos — compor uma grade estratégica atrai ouvintes e anunciantes. Confira agora mesmo alguns cenários que podem ser explorados durante a programação.

1. Programete de culinária

Culinária e alimentação saudável proporcionam ótimas ideias de quadro para programas de rádio. Quando bem-elaboradas, se transformam em uma grande oportunidade para conseguir anunciantes. Pode-se abordar informações sobre os alimentos em um horário próximo ao meio-dia, ao final de um programa ou entre uma música e outra.

Você pode informar sobre uma dica de produto de um patrocinador, como um novo tempero para carnes brancas, aproveitando para passar uma dica sobre a utilização, como, por exemplo, temperar o filé e deixá-lo na geladeira descansando no tempero por uma quantidade de horas antes de assar.

Essas dicas práticas funcionam muito bem e, com o tempo, a tendência é que o público sintonize já esperando pela próxima ideia que vai facilitar a sua rotina.

2. Programa sobre os assuntos do dia

Que tal apostar em um programa de notícias logo no início do dia e ainda incentivar a participação do ouvinte? Esse investimento pode alavancar a audiência da sua emissora!

Muitas pessoas buscam por informação antes de iniciar as tarefas do seu dia. Esse costume é uma ótima oportunidade para criar um quadro de mais ou menos uma hora em que as últimas informações sobre a cidade ou região sejam abordadas e levantando discussões sobre os assuntos.

Vamos supor que na noite anterior ao programa tenha começado uma festa típica da cidade. O programa pode abordar as principais atrações e convidar as pessoas que prestigiaram o primeiro dia a enviarem mensagens via WhatsApp contando sobre a sua experiência.

3. Programas musicais

Quando não está procurando por notícias, o ouvinte quer uma programação de qualidade. Um dos primeiros passos para inaugurar uma emissora é definir o seu estilo musical. Vamos supor que você tenha optado pelo sertanejo universitário. Dentro desse universo, há uma infinidade de ideias de quadros para programas de rádio:

  • um programete que lance duplas da sua região;
  • um programa diário e sem intervalos que promova as músicas mais pedidas da programação;
  • aos fins de semana, um top 10 com os vencedores desse quadro;
  • um quadro só com as últimas novidades da semana.

As 3 ideias de quadros para programas de rádio abordadas neste artigo podem perfeitamente compor um dia inteiro de programação na sua emissora. Quando a grade é bem-planejada, a tendência é que seja um sucesso de público.

Se você ficou animado para ter a própria estação, não perca mais tempo! Aproveite para se informar sobre o serviço de streaming e comece a estruturar o seu novo negócio agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Bycast
Autor

Escreva um comentário