Um bom dj tem o poder de encaixar a trilha sonora perfeita para cada momento de uma festa ou um programa de rádio. E, para ter esse feeling, a organização musical para djs é fundamental.

Tanto para ajudar na hora de compor a trilha sonora, como para um trabalho mais produtivo, encontrar o arquivo certo exige agilidade. E não dá para ser rápido em meio a uma bagunça, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos três dicas fundamentais para ajudar no seu trabalho. Continue a leitura e comece agora mesmo a estruturar todos os seus arquivos!

1. Sempre coloque a arte de capa das músicas

A organização musical para djs deve incluir a parte estética. Por isso, adicionar a arte de capa nos arquivos é fundamental para agilizar o processo na hora de escolher a próxima música a ser tocada.

O apelo visual tem o poder de despertar suas memórias mais profundas, remetendo quase que instantaneamente às sensações e lembranças trazidas por aquele som. Isso contribui para que você solte a música perfeita para um determinado momento.

Use a internet para localizar essas imagens. Caso você invista na compra dos cds e vinis, pode tirar uma fotografia e anexar ao seu computador.

2. Use ferramentas para colocar tags nas músicas

Todo arquivo sonoro traz informações sobre a track. Artista, nome, ano, álbum e gênero compõem as chamadas tags, e é por meio delas que os softwares para DJ identificam esses documentos.

Significa que, quando você buscar por uma canção que gostaria de tocar naquele momento, os programas não identificam os arquivos pelo nome e, sim, pelas tags.

Nomear essas músicas de acordo com um padrão conta muito na hora de buscar por uma determinada canção e montar uma playlist eficiente. Atualmente, algumas ferramentas como MP3tag, rapidevolution e ultra tagger 2.0 estão disponíveis para ajudar os djs a se manterem organizados.

3. Teste a organização das suas pastas

Às vezes, temos a impressão de que, quanto mais nos organizamos, maior é o tempo perdido na hora de buscar as informações que estamos precisando em um determinado momento. Isso pode acontecer no trabalho de um dj.

Como organizar as pastas de música é uma dúvida frequente desses profissionais, pode ser a sua também. Entretanto, essa é uma resposta muito pessoal. O que acontece, por exemplo, é você decidir montar pastas por gênero musical, mas uma canção se enquadrar em mais de um deles.

Por isso, recomendamos que você faça o teste. Utilize o recurso das tags e vá adaptando as pastas conforme a necessidade. Se, em determinada ocasião, você ficar perdido, avalie o que pode ter acontecido e faça as modificações necessárias. Aqui, não há uma fórmula pronta.

A organização musical para djs deve respeitar alguns padrões por conta dos softwares utilizados, mas também precisa contemplar o perfil de trabalho de cada um. Seguindo as nossas dicas, certamente você poderá desempenhar o seu trabalho de maneira mais eficiente!

Gostou das nossas dicas e deseja manter-se bem-informado sobre o mundo da música? Então, siga nosso perfil no Facebook e fique por dentro das atualizações. Até breve!

Autor

Escreva um comentário