Quando você vê DJs como Tiesto arrasando em eventos, parece que a carreira de DJ é um mar de rosas, não é? Nada disso! Para se tornar DJ, é preciso muito suor, o que faz com que muitas pessoas acabem desistindo no meio do caminho.

Além de uma grande pitada de determinação, você precisará entender de outras esferas que envolvem a carreira de DJ, como marketing e softwares de discotecagem.

Se seu sonho é ter sucesso na carreira de DJ e fazer dela uma fonte alternativa de renda, você está no lugar certo. Que tal conferir nossas dicas de como ser bem-sucedido na profissão?

Por onde começar a carreira de DJ?

Uma dúvida bastante comum entre os iniciantes é sobre como começar a carreira de DJ. À primeira vista parece assustador, mas não se desespere!

O essencial é entender que é preciso paciência e tempo para que as coisas aconteçam. Você não será um DJ profissional da noite para o dia. É com muito trabalho duro que se constrói uma carreira neste ramo!

O primeiro passo para construir uma carreira de DJ é investir em conhecimento. Hoje existem diversos cursos acessíveis, e até mesmo on-line, que ensinam como discotecar com softwares disponíveis na internet. É um ótimo começo até que você tenha as condições necessárias para adquirir equipamentos mais modernos.

Alguns softwares de discotecagem:

  • Virtual DJ;
  • Serato;
  • Traktor.

Agora que você aprendeu o básico de discotecagem, chegou a hora de fazer com que o mundo conheça o seu trabalho. Mas como alcançar seu público-alvo?

A resposta é bastante óbvia: marcando presença na internet! Mas, calma, antes de sair criando perfis em todas as redes sociais, você precisa descobrir onde está sua audiência. Estão no Facebook? Ou no Instagram?

Depois de conhecer melhor seus potenciais fãs, você pode criar uma fanpage e alimentá-la com conteúdo exclusivo. Por exemplo, que tal criar uma série de vídeos sobre o processo de discotecagem da sua última música?

Os seguidores gostam de se sentir parte daquilo que o artista cria. Portanto, invista sem medo nessas estratégias! Pense no marketing como uma parte essencial de sua carreira de DJ. Afinal, você é sua própria empresa!

Outra dica é criar um portfólio online para divulgar o que você discoteca. Plataformas como o Soundcloud permitem criar um perfil e segmentar o público a partir do gênero que você toca.

Além de encontrar novos fãs, também é possível entrar em contato com outros DJs e se inspirar no que eles estão produzindo. Bacana, não?

Quanto ganha um DJ?

É uma verdade universal que dinheiro é tabu. No entanto, você não pode ignorar essa parte importantíssima da carreira de DJ.

Geralmente, o DJ atua como freelancer, ou seja, autônomo. Dessa forma, você é seu próprio chefe, escolhendo quando e em que eventos tocará.

Dá um pouco de medo, não é? Não se preocupe, com um pouco de organização, você consegue administrar a vida de freelancer.

O essencial é se perceber como um empresário. E, como todo e qualquer empresário, é preciso entender o fluxo de caixa e o capital disponível para investir na carreira de DJ.

É possível abrir uma empresa para administrar sua carreira de DJ. O governo oferece diversas opções de acordo com a renda do empresário. Você pode, por exemplo, se cadastrar como MEI (Microempreendedor Individual), que se enquadra no Simples Nacional.

Como potencializar a carreira de DJ?

Depois de seguir todas as dicas acima, você se pergunta: “É possível potencializar minha carreira de DJ?”. A resposta é sim!

Criar uma rádio online é a porta de entrada para se diferenciar de outros DJs. Ela funciona através de um serviço de streaming, ou seja, os dados não ficam armazenados no dispositivo do ouvinte.

Além da economia de espaço, ter uma rádio online pode ajudar a divulgar seu trabalho como DJ. Isso porque é possível criar uma playlist personalizada, inserindo suas mixagens ao longo da programação. Você também pode anunciar os próximos eventos nos quais vai tocar e fidelizar fãs!

Agora que você já sabe como ter sucesso na carreira de DJ, que tal colocar todas essas dicas em prática? Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais e não se esqueça de curtir a nossa fanpage. Até a próxima!

Autor

Escreva um comentário