Certamente você já teve algum contato com algum serviço de streaming oferecido no Brasil. Os mais populares atualmente, entre muitos, são a Netflix e o Spotify.

O funcionamento dessa tecnologia é um pouco mais complexo do que parece e mesmo assim muitas pessoas estão ganhando fama e dinheiro utilizando esses canais. Whinderson Nunes que o diga!

Hoje, apresentamos esse guia completo sobre essa ferramenta. Acompanhe nosso artigo e descubra o que é, como funciona, quais os serviços que operam no Brasil e as suas vantagens. Boa leitura!

O que é serviço de streaming

Para que você aprenda o que é streaming e como funciona para áudio, a primeira lição é saber o que é, no geral, um serviço de streaming.

O streaming é uma tecnologia que possibilita a transferência de dados de áudio e vídeo, por meio da internet, tornando as conexões mais rápidas. Na realidade, essa movimentação é quase instantânea.

É bem provável que você seja um usuário assíduo dessa ferramenta, com o maior exemplo do serviço de streaming que apareceu há alguns anos e permanece com uma forte atuação em nosso cotidiano: o YouTube.

Uma outra vertente desse instrumento que está se popularizando é o live streaming, que permite que o usuário ouça ou assista via web um programa com transmissão ao vivo. Você também já deve ter vivenciado, mesmo que sem querer, nos stories do Instagram.

Streaming de áudio

Com a explicação acima, você já deve ter percebido qual é a essência do streaming de áudio, não é mesmo?

Sem a necessidade de fazer o download, ocupando espaço no HD da sua máquina ou na memória do smartphone, você consegue conferir o conteúdo musical de sua preferência de maneira legalizada, livre de vírus e, usando uma internet de boa qualidade, sem interrupções.

Como funciona o serviço de streaming

Para entender como funciona o serviço de streaming, você pode imaginar a plataforma da sua preferência: Spotify, YouTube, Deezer, GloboPlay, entre outros que falaremos na sequência deste artigo.

Então, vamos lá! O streaming baixa os dados de um determinado website e armazena em sua memória RAM, que consiste em uma tecnologia que não guarda os conteúdos para sempre no dispositivo.

Da memória RAM, esse conteúdo é transferido para o media player que você imaginou acima.

O processo é realizado simultaneamente, enquanto você assiste ou escuta o programa escolhido, o que não torna necessário que você espere que o arquivo seja completamente transmitido para o computador ou smartphone (salvo nos casos em que o usuário conta com uma internet de baixa velocidade).

Inclusive, é importante ressaltar que a palavra em inglês streaming na língua portuguesa se relaciona à expressão fluxo, e como o assunto é tecnologia, trata-se exatamente do fluxo de informações entre o dispositivo que fornece a informação e o que executa.

O fluxo passo a passo

Para que você entenda um pouco melhor como funciona o serviço de streaming, preparamos um rápido passo a passo:

  1. o conteúdo é capturado em algum dispositivo digital, como um microfone, uma câmera, um simples arquivo de áudio ou vídeo;
  2. esse conteúdo é codificado e convertido em um formato de streaming por meio de um notebook, computador ou mesa de corte;
  3. o arquivo é então armazenado em um servidor que o codifica pela segunda vez, com o objetivo de rodar corretamente no player escolhido;
  4. após o usuário acessar a sua conta e escolher o conteúdo, basta apertar o play e desfrutar do filme, da música ou da estação de web rádio desejada.

Se para você continua parecendo muito complicado, não se preocupe!

Atualmente, existem empresas no mercado que fornecem esse serviço por um baixo custo e oferecendo todo o suporte técnico necessário para que você possa gerar conteúdos com agilidade e simplicidade, sem precisar se preocupar com questões técnicas que envolvem a transmissão de dados.

Serviços de streaming no Brasil

No tópico anterior, nós mencionamos alguns serviços de streaming no Brasil e adiantamos que falaríamos sobre eles depois. Esse momento chegou!

Embora o Brasil seja a nação das novelas, e o rádio seja o meio de comunicação mais tradicional da história do nosso país, ambos os serviços estão se modernizando, e as grandes emissoras não estão perdendo tempo com as atualizações.

Conheça agora mesmo os principais players de streaming que os brasileiros utilizam e descubra, desde os gringos até as redes mais tradicionais, o que os usuários canarinhos preferem nas horas de lazer!

Streaming de áudio

Se você acessar o site das principais rádios da sua região, provavelmente vai encontrar um serviço que permite ouvir gratuitamente a programação ao vivo via web.

Entretanto, ha diversas opções de aplicativos para que você procure por músicas, álbuns, estilos específicos ou, ainda, tenha acesso a playlists diferenciadas e descubra canais de rádio online de acordo com o seu gosto. Veja alguns:

Deezer

O Deezer é um serviço de streaming originário da França, que é ativo no Brasil ha quase 6 anos. As assinaturas permitem o seu funcionamento por meio do computador, tablet ou smartphone. O aplicativo possibilita que as músicas sejam salvas no dispositivo para serem ouvidas offline.

Entretanto, também existe um pacote gratuito. A diferença é que essa assinatura contempla a exibição de propagandas, e o streaming só funciona no computador ou notebook.

Uma das curiosidades sobre o Deezer é que ele é o aplicativo preferido dos consumidores de música gospel no Brasil, informação dada pelo próprio presidente-executivo da companhia. Interessante, não?

Rdio

Mais um aplicativo que permite o download das músicas. O Rdio é conhecido por ser uma plataforma de fácil manuseio, com um design interessante, uma boa rede de interação entre amigos usuários e um amplo catálogo musical.

Grooveshark

Para quem gosta de músicas um tanto quanto desconhecidas, o Grooveshark é uma boa opção de streaming, pois permite que os usuários enviem canções e até mesmo suas próprias produções para a plataforma.

Sonora

O Sonora tem as mesmas qualidades que os outros serviços de streaming, mas como qualquer aplicativo, tem seu diferencial. Aqui, você seleciona três músicas, bandas ou gêneros, e a plataforma cria, de forma rápida e inteligente, uma playlist com 30 títulos baseada na sua escolha.

O app é perfeito para aqueles que gostam de fazer downloads. Dependendo do plano que foi assinado, o usuário tem direito a fazer uma quantidade de downloads por mês, que pode chegar até a 250 arquivos por um valor mais baixo que outras consagradas lojinhas, como o iTunes.

Streaming de vídeo

O streaming de vídeo não é tão acessível quanto o de rádio. Dificilmente você vai encontrar uma programação televisiva de boa qualidade e gratuita, a não ser o período de teste das plataformas.

Veja o perfil de algumas opções:

Fox Play

A vantagem em fazer uma assinatura do serviço de streaming do canal Fox é ter vários benefícios escondidos em um só. Se você abrir o site da Fox Play, vai encontrar programas disponíveis nos canais:

  • Fox Premium 1 e 2;
  • Fox Life;
  • Nat Geo Wild;
  • Fox Sports;
  • Nat Geo Kids;
  • FX;
  • National Geographic;
  • Baby TV.

O melhor é que a emissora disponibiliza, além de séries completas, os episódios em tempo real, ou seja, você consegue acompanhar pela internet o que está acontecendo na TV, e assim não corre o risco de ver um spoiler por aí.

Globo Play

A emissora do “plim plim” não fica de fora dos serviços de streaming e é uma ótima alternativa para aqueles que gostam de ver obras antigas da dramaturgia. Veja alguns clássicos disponibilizados pela Globo Play:

  • Avenida Brasil;
  • Caminho das Índias;
  • O Outro Lado do Paraíso;
  • O Cravo e a Rosa;
  • Ti Ti Ti;
  • Cheias de Charme;
  • O Rei do Gado;
  • Celebridade;
  • Cordel Encantado;
  • Senhora do Destino;
  • Da Cor do Pecado;
  • Cobras e Lagartos;
  • Guerra dos Sexos.

O assinante também pode conferir a reprise dos programas preferidos a partir da sua exibição na televisão.

Megapix Play

Por dedicar grande parte da sua programação a produções clássicas do cinema, o Megapix tem muitos fãs. Contudo, a opinião sobre a desvantagem desse simpático canal é quase unânime: a quantidade de comerciais.

E o serviço de streaming dele oferece tudo o que os espectadores mais gostam, sem os intervalos. Não é demais?

Telecine Play

A fama do Telecine Play tem dois motivos: o primeiro, é seu vasto catálogo com mais de 1.500 filmes; o segundo é que disponibiliza cerca de 30 produções para não assinantes!

YouTube

Embora a plataforma disponibilize milhares de vídeos, e até mesmo alguns filmes gratuitamente, existe uma ampla variedade de filmes e programas por assinatura, exibidos com ótima qualidade, sem comerciais ou cortes.

Geralmente, você encontra o serviço ao procurar por um título em específico. Por exemplo, se você buscar pelo filme “Titanic”, vai aparecer a oferta de locação para que você possa assistir naquele momento ou comprar e ver quantas vezes quiser.

Amazon Prime

O famoso site Amazon conta com uma plataforma de vídeo. Séries e filmes podem ser vistos online ou baixados para que sejam assistidos mais tarde.

O portal Amazon Pride Video é todo em português, e atualmente a assinatura custa apenas R$7,90 por mês no primeiro semestre de assinatura do usuário.

Crunchryoll

Os brasileiros apaixonados pelas animações japonesas, os famosos animes, tem um lugarzinho só deles.

O Crunchryoll é um serviço exclusivo de animes, com um amplo catálogo que contempla desde os clássicos até os desenhos mais desconhecidos, uma hora depois do seu lançamento no Japão.

Os mais populares

Não há dúvida de que o Spotify e a Netflix ocuparam um grande espaço dentro do cotidiano dos brasileiros.

Netflix

A Netflix chegou ao Brasil em 2011 e não ha a maior sombra de dúvidas do tamanho do seu sucesso em nosso país. Desde as rodas de conversas entre indivíduos das mais variadas idades indicando filmes e séries, até os famigerados memes do Facebook, o dispositivo está presente no dia a dia de nossas vidas.

Hoje, o canal conta com um extenso catálogo de séries e filmes produzidos pela própria marca. A estimativa é de que, em 2018, o número chegue a mil! Para isso, serão lançados cerca de 60 novos títulos até o mês de dezembro deste ano.

Vale a pena fazer a assinatura ou comprar os cartões individuais que dão direito a um mês de acesso ilimitado.

Spotify

O Spotify também está roubando a cena entre amigos e nos comentários engraçadinhos do Twitter. O cadastro pode ser feito sem cartão de crédito, no plano free que roda comerciais a cada meia hora de música.

Os planos pagos, sem comerciais, se dividem entre premium, família e premium para estudantes. A assinatura do pacote Spotify Family é inovadora, pois dá o direito do titular dividir a sua conta com mais 5 membros além dele, e todos podem ouvir música sem interrupções dos outros usuários ou de propagandas.

Ambas as plataformas (Netflix e Spotify) também oferecem um período grátis para teste.

Vantagens do streaming

Se você chegou até aqui, está animado e quer ir correndo experimentar os serviços de streaming com os quais mais se identificou, não é? Mas calma que ainda tem mais!

Trouxemos uma lista de vantagens para que você adote de vez essa tecnologia e, quem sabe, invista no seu próprio canal multimídia!

Reprodução instantânea

Seja usando o streaming de áudio, vídeo ou as lives, o acesso é simples e a reprodução praticamente instantânea. Com a velocidade da internet e as constantes melhorias no 3G e 4G das operadoras, o tempo de carregamos dos arquivos são cada vez menores.

Assim, além da liberdade de escolha da música ou série, você ainda tem acesso àquele conteúdo quase que imediatamente.

Conteúdos livres

A liberdade em poder escolher o que se quer assistir, a qualquer horário e em qualquer local com acesso à internet é uma das grandes vantagens do serviço de streaming. Áudio e vídeo, mesmo que ao vivo, podem ser acessados posteriormente.

Além disso, essas plataformas são inteligentes e sugerem novos conteúdos com base no que já foi consumido pelo usuário, o que faz com que você não perca nenhuma novidade. 

Proteção contra a pirataria

Ouvir e fazer o download de músicas por meios legais garante que você consiga aquele arquivo livre de vírus e com boa qualidade de reprodução.

Mas, se você estiver na posição de dono do site que reproduz esse tipo de conteúdo, saiba que as ferramentas de transmissão de áudio e vídeo tornam o trabalho da pirataria um pouco mais complicado.

Isso significa que, se você disponibilizar um programa de web rádio interessante, é difícil que alguém consiga reproduzi-lo sem dar os devidos créditos.

Interação com o público

Lembra que lá no início do texto nós citamos o Whinderson Nunes? O famoso youtuber soube aproveitar bem as vantagens de interação com o público que o serviço de streaming oferece.

Isso acontece porque essas plataformas de áudio e vídeo permitem que a pessoa exponha conteúdos pertinentes ao publico-alvo, anexe-os em um site, atrele a uma empresa ou simplesmente use um dos dispositivos já existentes (como o Youtube e as rádios online) para disseminar essa programação.

O apoio das redes sociais é fundamental nesse processo, por três motivos. O primeiro, para a divulgação desse conteúdo; o segundo, para se relacionar com o espectador ou ouvinte; e o terceiro, para especular o tipo de conteúdo que essas pessoas desejam acessar.

Baixo custo

O investimento para inaugurar um canal em uma plataforma de streaming na internet não é alto. Por exemplo, existem plataformas de web rádio que hospedam sua emissora por uma mensalidade menor de 50 reais por mês!

O que pode ter um preço um pouco elevado são os equipamentos necessários para gravar e reproduzir esses conteúdos, mas nada que uma pesquisa na rede buscando por compra e venda de usados não resolva, não é mesmo?

Comunicação transparente

Quando você opta por fazer uma transmissão ao vivo de qualquer conteúdo, seja ele de áudio ou vídeo, está fornecendo uma comunicação transparente para o seu público.

Dependendo dos assuntos abordados, o seu programa pode se transformar em um novo canal de entretenimento da moda: todos vão sintonizar naquele horário, em determinado dia da semana, para ouvir o que você tem a dizer.

Você pode experimentar esse sentimento quando passa para a posição de expectadora. Na rádio convencional, nas lives de sorteio do Facebook ou nas festas de famosos transmitidas por outras celebridades por meio do recurso “ao vivo” no Instagram, todas essas situações são exemplos do que estamos relatando.

Traz credibilidade

Falamos acima a respeito dos sorteios nas lives do Facebook. Empresas que usam o serviço de streaming para turbinar suas ações de marketing promovem a credibilidade da sua imagem, uma vez que não ha do que o público duvidar.

Além disso, no caso de uma programação de rádio ao vivo, os usuários podem participar fazendo perguntas sobre um determinado assunto colocado previamente em pauta.

Pense em uma empresa indo até à internet para solucionar problemas referentes ao seu segmento. Parece inovador, não é mesmo? Certamente vai ajudar a construir uma imagem de referência no mercado.

Caso você seja o proprietário dessa rádio, pode investir em parcerias com empresas da sua região. Apostamos que ter credibilidade e sucesso são interesses em comum.

Melhora as taxas de conversão

Imagine que você resolveu finalmente criar o seu canal de web rádio e junto a ele um site informativo para estabelecer um vínculo entre os dois instrumentos de comunicação. Essa atuação conjunta é poderosa para aumentar as taxas de conversão.

As taxas de conversão são métricas de avaliação pré-estabelecidas. Ou seja, quando você cria uma campanha e estabelece um objetivo.

Vamos supor que você tem um blog na internet que fale de um determinado tipo de música e criou uma rádio que só toca esse estilo musical. Um dos artistas mais famosos do segmento foi fazer um show na sua cidade e você conseguiu uma entrevista exclusiva com ele, que vai ser publicada nessa página.

Quando você anunciar a novidade no seu canal de rádio, o público interessado vai entrar no seu site para ter acesso ao que o cantor revelou para você. Esse número de pessoas são as que foram convertidas, graças a sua atuação pelo serviço de streaming. Legal, né?

O mais bacana é que a frequência dessas ações pode fazer com que as pessoas fiquem cada vez mais interessadas nos seus conteúdos. Dessa forma, você começa a trilhar seu caminho rumo ao sucesso!

Poder de alcance

A internet, em si, tem uma vantagem acima de qualquer outro meio de comunicação: ela não estabelece limite. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode acessar uma informação disponível, seja ela em um site, uma plataforma transmissão de conteúdo ou uma rede social.

É exatamente nesse ponto que o serviço de streaming se revela um meio de comunicação altamente funcional para o mercado de trabalho, e não apenas para o entretenimento ou vida particular dos indivíduos.

Reuniões entre sócios, diretores e colaboradores, congressos, treinamentos, aulas, eventos, votações e demais situações semelhantes que vierem à sua cabeça podem ser realizadas por esse tipo de tecnologia.

Conclusão

A praticidade e as vantagens do serviço de streaming não indicam apenas uma nova opção de entretenimento.

A tecnologia certamente se transformou em uma tendência, e mesmo as emissoras mais tradicionais de rádio e TV já perceberam que a internet está tomando o espaço dos aparelhos. Ainda assim, as vantagens não se limitam ao lazer. Afinal, empresas podem aproveitar esse instrumento para melhorar a sua imagem.

Pessoas que têm um perfil mais visionário, antenadas nas novidades e ligadas nesse mundo musical têm a mesma chance de ver nesse mercado inovador uma possibilidade de negócio que não precisa, necessariamente, de um alto valor em investimentos.

A criação de uma rádio online que se relaciona com um site de notícias do mundo da música e que tenha como base as estratégias de marketing digital pode se tornar um negócio muito lucrativo.

Oferecer esse serviço de streaming para as grandes corporações pode ser uma grande sacada para quem deseja trabalhar com música. Para isso, é necessário se manter informado e pensar à frente do seu tempo e da concorrência, é claro.

Então, que tal continuar trabalhando na possibilidade de transformar o amor pela música em profissão? Assine a nossa newsletter e recebe informações tão valiosas quanto as deste artigo! 

Powered by Rock Convert
Bycast
Autor

Escreva um comentário