Medir a audiência em rádio é imprescindível para que ela sobreviva em meio a um mercado tão competitivo. O comportamento do consumidor mudou e, se antes os indivíduos faziam do rádio seus companheiros de trânsito e da hora da faxina, a internet expandiu esse hábito e também a concorrência.

Se você está interessado em entrar nesse meio, veio ao lugar certo. Descubra aqui porque a audiência é um indicador essencial para garantir um bom faturamento e como isso pode ser feito. Acompanhe!

Qual a importância de medir audiência em rádio

Antes das rádios invadirem a internet, as emissoras podiam escolher entre a pluralidade, oferecendo conteúdos ecléticos, ou seguir um nicho específico.

Com isso, quem estava a fim de ouvir pop rock, sertanejo ou os novos sucessos independentemente do estilo musical, sabia exatamente qual frequência sintonizar.

A popularização da internet fez esse cenário se modificar. Os aparelhos continuaram nos carros, mas saíram das salas das casas e dos escritórios.

A rádio começou a ter seu lugar online e os jovens, cansados da programação normal, se interessaram pelos tutoriais ainda arcaicos e iniciaram então a popularização dos canais online, obrigando as estações a disponibilizarem seu conteúdo na web para manter os espectadores.

Medir audiência em rádio garante a sustentabilidade de uma emissora. Saber se o seu público-alvo está satisfeito com o que você oferece é importante para fornecer uma programação adequada, captar novos ouvintes e anunciantes e manter a fidelidade dessas pessoas.

Para quem pensa no futuro, tornar a sua rádio popular pode se transformar em um grande evento de música. Além disso, conservar um histórico desses dados é fundamental para conseguir patrocinadores e parceiros para viabilizar o festival.

Como medir a audiência em rádio

O primeiro passo é traçar um perfil de público. Ao pensar em criar a emissora, você provavelmente deve ter imaginado para quem oferecer a programação.

Para saber se você realmente atingiu quem gostaria, pode adotar medidas de incentivo, como oferecer programas em que o ouvinte participe com pedidos musicais feitos via WhatsApp ou redes sociais, informando que momento do dia aquela música vai servir como trilha sonora.

O Google Analytics também pode ser usado como ferramenta para medir audiência em rádio online, já que expõe quantos acessos o site da emissora teve e quanto tempo permaneceram na página. No caso das estações fornecidas por aplicativos, o número de downloads também deve integrar o pacote de dados sobre o público.

E claro, nada impede de usar os formulários do Google para realizar pesquisas. Criar enquetes e compartilhar em grupos em que o seu público-alvo esteja presente é uma ótima alternativa para saber o quanto a sua rádio está conhecida e como anda a concorrência.

Qual a relação entre o IBOPE e a audiência

Segundo o site oficial do Kantar IBOPE, a medição da audiência pode ser feita por meio de dois métodos: recall e web analytics:

Metodologia recall – retrospectiva: o respondente informa sobre emissoras ouvidas e jornais* lidos nas últimas 48 horas (ontem e anteontem), ainda que de vez em quando, nos últimos 90 dias.

Metodologia Web Analytics, o TagWave coleta todos os acessos ao player de sua emissora, oferecendo assim ampla base de dados, de fácil compreensão, para análise do consumo online e também da concorrência assinante do serviço automaticamente.

Percebeu como os instrumentos para medir audiência em rádio podem expandir a sua emissora e aumentar consideravelmente o faturamento por meio de anúncios e até mesmo grandes eventos? Vale a pena planejar a abertura de uma estação online!

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