Imagine a seguinte situação: você está assistindo ao final do seu reality show favorito pela televisão enquanto acompanha os comentários pela internet. De repente, o nome do campeão é divulgado pelas redes sociais antes mesmo de ser anunciado na telinha.

Desagradável, não é mesmo? Essa é a experiência de assistir a uma emissora que está com um pequeno delay em transmissão ao vivo. Esse termo é usado para denominar o tempo que os equipamentos levam para capturar, interpretar e repassar sons e imagens ao telespectador ou ao ouvinte.

Os canais que apresentam esse problema continuamente podem perder números significativos em relação à audiência. Leia agora mesmo o nosso artigo e descubra como proteger a sua estação desse problema!

O que é o delay em transmissão ao vivo?

O delay em transmissão ao vivo consiste no atraso de uma comunicação. Pode acontecer nas seguintes situações:

  • na televisão, quando a imagem chega antes do som;
  • na TV e no rádio, quando um diálogo vai acontecer entre apresentador e repórter ao vivo;
  • no rádio, quando o evento realmente acontece, mas o som demora a chegar ao ouvinte.

Muitas vezes, ele dura apenas alguns segundos, mas causa uma sensação desagradável para quem está assistindo ou ouvindo um programa. Ainda mais se a intenção do comunicador for transmitir um evento ao vivo.

Imagine que você tem uma rádio esportiva e está tecendo comentários em tempo real sobre um jogo de futebol no horário comercial. O público está acompanhando a narração dos seus postos de trabalho, mas consegue ouvir as manifestações dos espectadores nos prédios vizinhos.

Quando há delay na transmissão, você divulga o gol, porém a audiência já sabe o que aconteceu por causa das comemorações. Uma situação bastante chata, concorda? Possivelmente, na próxima oportunidade, esse público vai procurar outro local para acompanhar a partida.

Por que ele ocorre?

O delay é causado pela presença de objetos que afetam o sinal no caminho que este deve percorrer até chegar ao público. Quanto mais cruzar com antenas ou satélites, maior será o tempo que a transmissão levará para chegar ao seu destino.

Ele também pode acontecer por erros de interpretação dos equipamentos, pois, além de percorrer certa distância, a mensagem precisa ser processada e decodificada.

Como resolver esse problema?

Se o delay é causado pelos obstáculos na transmissão, é fácil concluir que o problema pode ser resolvido pelo uso de um caminho mais simples ou de equipamentos mais eficientes.

Em se tratando de uma emissora de TV, uma estrutura bastante complexa é necessária. Entretanto, no caso das web rádios, um bom sistema de transmissão de dados já é capaz de proteger o canal do delay em transmissão ao vivo.

Usar um bom sistema de streaming é uma solução simples e de baixo custo, uma vez que não precisa dos melhores equipamentos do mercado para garantir a qualidade do áudio que chega ao ouvinte. Basta contratar um bom serviço e ter uma conexão razoável com a internet.

O delay em transmissão ao vivo nas rádios pode ser um problema sério apenas quando a emissora não se preocupa com a sua prevenção. Como você pôde perceber, a situação pode ser evitada com facilidade.

Entre em contato com a Bycast e conheça nossos planos de transmissão de áudio por meio de um streaming de qualidade. Estamos esperando por você!

Autor

Escreva um comentário