O desenvolvimento tecnológico trouxe mudanças para o mercado da música. Hoje, rádio online e rádio tradicional disputam a preferência dos ouvintes. 

As emissoras de rádio e seus aparelhos difusores são uns dos instrumentos de comunicação mais antigos da nossa sociedade e, assim como a televisão e a internet, foram se moldando conforme o avanço da era digital.

Neste post, você vai descobrir o que é uma web rádio, suas principais características e vantagens e, ainda, quais as diferenças entre as plataformas digitais e as tradicionais. Continue a leitura e fique ligado!

O que é uma rádio online

A princípio, rádio online e rádio tradicional tem o mesmo objetivo: fornecer conteúdo musical de qualidade e divulgar as últimas notícias aos seus ouvintes.

Uma web rádio, nada mais é do que uma plataforma digital que realiza a sua transmissão via internet utilizando uma tecnologia chamada streaming, que permite a comunicação em tempo real.

Quais as principais características

Sintonizar uma rádio tradicional nem sempre é fácil. Mesmo dentro da cidade, podem acontecer algumas interferências dependendo da localidade, o que faz com que o ouvinte precise procurar outra emissora, que pode ter uma programação que não seja do seu agrado.

Uma das principais características da web rádio é sua transmissão sem interferência e com qualidade de som, além de uma seleção musical variada.

Diferenças entre rádio online e rádio tradicional

Criar uma rádio tradicional é um processo muito mais burocrático do que lançar uma emissora online. Isso porque as rádios convencionais são obrigadas a providenciar uma série de documentos para que possam funcionar dentro do que é estabelecido por lei, enquanto as web rádios precisam, basicamente, de um cadastro em uma plataforma de streaming que ofereça o serviço com um baixo custo, como a Bycast.

Outra diferença bastante expressiva é com relação aos equipamentos. As rádios da sua cidade precisam de antenas, aparelhos que possibilitam uma transmissão de qualidade, além de um estúdio. A rádio virtual precisa apenas de um notebook e de um microfone.

Vantagens da rádio online

As diferenças e características de uma rádio online já apresentam vantagens por si só. Separamos mais 4 benefícios para que você invista na sua própria emissora virtual ou se torne um ouvinte dessa modalidade! Confira.

Mais qualidade musical

A variedade de rádios e de programações disponíveis na web permite que o ouvinte tenha músicas de qualidade e adequadas ao seu gosto a qualquer hora do dia.

Maior alcance

Desde que a pessoa esteja conectada via internet, é possível que ela acesse a sua rádio de qualquer lugar do mundo.

Arquivos de transmissões anteriores

É possível arquivar as transmissões para serem ouvidas ou para que rodem posteriormente. Se acontecer algum imprevisto, você pode transmitir um programa que foi sucesso ou, ainda, disponibilizar uma entrevista que você tenha conseguido com aquele artista bacana que fez um show em sua cidade.

O público também ganha com isso, já que ele poderá acessar a programação que for do seu agrado.

Público-alvo bem definido

As rádios online segmentam muito bem o público, devido aos fatores apontados neste artigo, como a qualidade e a variedade musical. Por meio delas é possível ter pleno conhecimento sobre o perfil de pessoas que acessam a sua emissora e oferecer conteúdos que despertam o interesse do seu ouvinte, aumentam a audiência, trazem visibilidade e, consequentemente, anunciantes.

Como podemos perceber, a utilização das rádios online é um meio prático de comunicação e entretenimento muito requisitado pelas pessoas. Saber as diferenças entre rádio online e rádio tradicional pode revelar uma nova oportunidade de investimento.

Que tal começar agora mesmo a estruturar a inauguração da sua própria rádio? Entre em contato com a Bycast e saiba como!

Autor

Escreva um comentário