Você sabe o que é podcast? Se não sabe, pode perder as grandes oportunidades que este tipo de plataforma de conteúdo oferece atualmente.

Um podcast é, de certa forma, como um programa de rádio, mas com uma grande diferença: é consumido sob demanda do próprio ouvinte, quando ele quer ou pode.

Se você quer entender mais como essa mídia funciona (e como ela pode ser útil para você!), siga lendo o artigo de hoje!

O que é podcast e qual a sua função?

Como já mencionado, o podcast é uma mídia por onde é possível criar e distribuir conteúdo sobre os mais diversos assuntos. Seu formato é apenas em áudio, então ele se assemelha bastante aos programas de rádio.

A grande diferença do podcast é que ele é veiculado pela Internet, sendo, portanto, consumido sob a demanda do público. O que isso significa?

Isso quer dizer que o ouvinte não precisa necessariamente sintonizar em um horário específico para curtir o programa, ele pode baixar o arquivo do podcast para consumir quando for conveniente ou ouvi-lo via streaming a qualquer momento.

O que você precisa saber sobre podcasts?

Como acontece com qualquer mídia em evidência, é comum existirem dúvidas sobre o funcionamento e acesso aos podcasts, bem como as possibilidades de utilizá-los a seu favor. Abaixo, listamos algumas das questões mais comuns sobre essa plataforma:

É pago?

Não, mas pode ser. A maioria dos produtores de podcast não cobram nenhum centavo pelo acesso ao seu conteúdo, mas é possível fazer diferente.

Para produzir um podcast, normalmente, não há muitos custos envolvidos (basta ligar o microfone do seu computador, gravar o áudio e lançar na Internet).

Quais temas existem?

Muitos! Existe podcast de praticamente qualquer coisa. Os mais comuns são sobre cultura pop (filmes, seriados etc.), mas também existe programas de economia, política, culinária, programação, esportes, humor, marketing e tantos outros assuntos.

Como o podcast pode te ajudar?

Para quem é autônomo, um podcast é uma excelente oportunidade para ganhar uma renda extra.

Usando da sua expertise, é possível criar um programa baseado nos seus conhecimentos e construir uma comunidade de ouvintes, que pode ser monetizada de várias formas (via uma campanha de crowdfunding, venda de anúncios publicitários ou produtos etc.).

Como e por onde começar a ouvir podcasts?

Se você se interessou por podcasts e pretende começar a ouvi-los, não terá grandes dificuldades para tal.

Como já dito, o podcast pode ser baixado ou consumido via streaming a qualquer momento. Por isso, você pode ouvi-los de duas maneiras: ou pelo site oficial de cada programa ou utilizando um agregador de podcasts.

Um agregador é um programa que funciona como um feed RSS, atualizando automaticamente sempre que um novo episódio do seu podcast favorito é lançado. Existem várias opções gratuitas no mercado, sendo o iTunes o mais popular. Para usuários de Android, foi lançado recentemente o aplicativo Google Podcasts.

Além disso, você pode digitar no Google “podcast + [um tema que seja do seu interesse]” e conhecer os principais programas disponíveis para ouvir.

Agora que você já sabe o que é podcast, pode começar a ouvir alguns episódios. Quem sabe você não se inspira e pode criar o seu próprio programa e ganhar dinheiro no processo?

Se você gostou do artigo, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais. Aproveite e marque alguns colegas que possam se interessar por podcasts!

Powered by Rock Convert
Bycast
Autor

Escreva um comentário