O uso do streaming de música está cada vez mais popular. Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo tem uma conta em plataformas como Spotify, Deezer e Apple Music.

A ferramenta nada mais é que a transmissão de conteúdos pela web, fazendo a música chegar até você por meio de um software à sua escolha — basta estar conectado a internet. A transmissão acontece em tempo real, não é necessário fazer o download.

Que tal entender um pouco mais sobre a popularização dessas plataformas no Brasil e os impactos que instrumentos como o Spotify podem causar em nossa vida social? Confira o nosso artigo!

O que dizem os números

De acordo com o site da associação dos produtores fonográficos, o Pró-Música Brasil, as plataformas online são as maiores geradoras de receitas para o mercado da música brasileira, com um crescimento de 64% do ano de 2016 para o de 2017.

Estima-se que serviços de streaming de música tenham mais de 170 milhões de assinantes pelo mundo, movimentando mais de 6 bilhões de dólares para o segmento fonográfico.

O Brasil é o campeão em assinaturas e crescimento de público na América Latina. Segundo Paulo Rosa, presidente da Pró-Música:

“Os números de 2017 apenas confirmaram a tendência observada nos últimos anos no Brasil e no mundo. Somos um mercado cada vez mais digital, mas distribuído em outros tipos de faturamento com música gravada, como vendas físicas, direitos de execução pública etc.”.

O fato é que a indústria fonográfica movimentou mais de 290 milhões de dólares em terras brasileiras no ano passado, número atribuído diretamente à popularização das plataformas digitais no país.

Os impactos do streaming de música

Qualquer mudança que envolva a tecnologia em nosso cotidiano gera impactos, e não seria diferente com a popularização do streaming de música. Conheça alguns:

Presente em todos os momentos

Os baixos preços das mensalidades e os planos destinados a toda a família tornam a música cada vez mais acessível e presente em todos os momentos.

Trilha sonora para a vida

O fato de esses programas rodarem com simplicidade no celular traz de volta o costume de ter uma trilha sonora no banho, na cozinha, no carro, no churrasco com os amigos…

Poder ouvir um som de qualidade a qualquer hora do dia é a certeza de que todos os momentos da vida vão ter uma trilha sonora.

Cultura e estilo

Com a música, chegou uma nova moda entre os jovens: os headphones. Esses fones de ouvido estilosos cumprem muito bem a função de transmitir o conteúdo desejado durante as atividades diárias do indivíduo, com uma pegada moderna e visual.

Pessoas mais ecléticas

As playlists disponíveis em plataformas como o Spotify, muitas vezes envolvem diferentes artistas e estilos. Com isso, o usuário acaba experimentando novos gêneros musicais com mais frequência e diversifica as suas preferências.

A importância da rede de interações

O streaming de música não funciona apenas como uma rádio, ele também é uma rede de interações. Isso porque uma playlist criada por você não é exclusivamente sua, ela pode ser compartilhada.

A prática, além de criar uma rede infinita de novas seleções, músicas e gostos, permite que os usuários interajam entre si de acordo com as emoções expressas naquele momento e são unidos pelas afinidades com relação ao gênero musical.

Você imaginou que o streaming de música pudesse ter tanta influência em nossas vidas? E a gente aposta que muitos leram o nosso artigo com uma seleção musical ao fundo. É isso aí!

Gostou do nosso conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram e fique por dentro de tudo o que envolve o mercado da música. Até a próxima!

Autor

Escreva um comentário