Você sabe como criar um texto para abertura de programa de rádio? Esse é um dos conhecimentos mais importantes para quem quer trabalhar nessa área. Segundo a psicóloga e autora Susan Weinscheck, se você não conseguir captar a atenção do ouvinte nos primeiros 7 segundos, provavelmente o perderá para sempre.

Mas como explorar essa janela tão curta e iniciar cada quadro da sua programação com o pé direito? É o que vamos descobrir agora. Siga a leitura!

Coloque sua identidade sonora e pessoal nas aberturas dos programas

O texto para abertura de programa de rádio deve cumprir algumas funções básicas. A primeira delas é apresentar a marca do programa e do locutor em poucas palavras.

Em outras palavras, a abertura do programa deve levar conceitos de sound branding para inserir o máximo de informações em pouco tempo, sem sobrecarregar o ouvinte.

Um programa de notícias sobre política, por exemplo, precisa transmitir profissionalismo e imparcialidade em cada frase. Já um programa para uma rádio sertaneja, pode usar gírias, jargões e até mesmo algum sotaque durante a transmissão.

Por isso, pense bem quais as características que definem o seu programa e escreva o texto de abertura para transmitir essas informações.

Instigue a curiosidade no texto para abertura de programa de rádio

Lembra que você tem basicamente poucos segundos da atenção do ouvinte antes dele se entediar? Esses segundos valem ouro, então use-os da melhor maneira possível.

A segunda função de um texto para abertura de programa de rádio, depois de transmitir quem é o locutor e do que se trata esse programa, é convencer o ouvinte a continuar sintonizado.

Por isso, seu texto deve instigar a atenção e dar um motivo para que ele não mude de estação.

A melhor maneira de conseguir isso é olhar para o conteúdo do seu programa, encontrar a maior parcela de valor escondida ali e usá-la para fisgar a curiosidade do ouvinte.

Por exemplo, seu programa terá uma entrevista com um convidado polêmico? Que tal colocar na abertura que o participante falará sobre o assunto controverso do momento?

O mais importante é compreender que instigar a curiosidade do ouvinte na abertura do programa é fazer uma promessa: se ele continuar ouvindo, receberá essa parcela de conteúdo de valor.

Portanto, nunca deixe de entregar exatamente o que prometeu na abertura. Se isso não acontecer, o ouvinte se sentirá “traído” e dificilmente dará uma nova chance ao seu programa.

Seja direto no texto da abertura dos seus programas de rádio

Quando for redigir o texto da abertura para os seus programas de rádio, lembre-se de que a atenção do ouvinte vai embora depois de 7 segundos se você não conseguir fisgá-lo.

Portanto, não perca tempo com rodeios ou com informação em excesso. Vá direto ao ponto e aproveite ao máximo os poucos segundos de atenção que têm.

Depois de escrever o texto para locução, revise-o várias vezes, questionando-se sobre a função de cada palavra presente ali.

Se a palavra não tiver função no sound branding do programa, ou do locutor, e se não informa nada ao ouvinte, ela é desnecessária e deve ser removida.

Exemplos de spots e chamadas para inspiração

Agora que você já compreendeu como criar um bom texto para abertura de programa de rádio, a única coisa que falta para começar a trabalhar é inspiração.

Por isso, listamos a seguir alguns excelentes exemplos de spots e chamadas sonoras que fizeram sucesso na rádio brasileira. Ouça-os e veja como estes clássicos colocam em prática as dicas que demos neste artigo:

Seguindo as nossas dicas, você será capaz de escrever o melhor texto para abertura de programa de rádio! Mantenha sempre em mente que você só tem 7 segundos para cativar o ouvinte e transmita o máximo de informação possível nesse tempo.

Se você conseguir dominar a habilidade de fazer textos para aberturas de programas, já estará pronto para começar as suas transmissões. Mas você sabe como fazer isso? Confira o nosso guia especial com tudo que você precisa para montar uma rádio própria!

Autor

Escreva um comentário