Um problema para quem trabalha com transmissão de áudio pela internet é garantir a melhor qualidade possível para o seu streaming. Afinal, ninguém gosta de ouvir um conteúdo que tem falhas de conexão, o som parece distante ou não há constância na publicação.

Atingir esse estágio de qualidade de streaming pode não ser fácil, mas é possível para qualquer pessoa — mesmo aquelas que não têm os melhores equipamentos.

Quer saber como? Então, confira essas 4 soluções para melhorar a qualidade da sua transmissão de áudio!

1. Use os melhores formatos para transmissão de áudio

Se você pretende transmitir seu conteúdo em áudio na internet, precisa pensar em qual formato gravar seu material para trabalhar com o streaming.

Atualmente, os dois tipos mais usados são o MP3 e o AAC+. Cada um deles tem vantagens e desvantagens. Veja a seguir:

  • AAC+: é mais recente e oferece qualidade de áudio incrível, com baixo uso de banda (tanto para o ouvinte, como para o servidor de streaming). O único problema é que pode não ser compatível com navegadores que não usam HTML5;
  • MP3: com maior penetração no mercado, tem boa qualidade de som, mas gera arquivos maiores que o aacPlus.

Esses dois formatos são os melhores para transmissão de áudio.

2. Conte com o Auto DJ para garantir continuidade

O Auto DJ é uma ferramenta essencial para quem quer trabalhar com transmissão de áudio, mas tem outros afazeres durante o dia e não consegue se dedicar ao streaming por longos períodos de tempo.

O que esse programa faz é preparar o conteúdo da sua transmissão em uma playlist e tocar o seu material em ordem, automaticamente, sem a sua presença. É automatizar o seu streaming de áudio.

Com ele, sua transmissão pode durar por muito mais tempo, mesmo que você não possa estar ao vivo no momento. E o funcionamento é igual: os arquivos de áudio vão do Auto DJ para o servidor de streaming que, então, envia para o computador dos usuários.

3. Use um microfone condensador para locução do som

Se sua transmissão de áudio terá partes com locução de som, é importante se planejar e obter os equipamentos corretos para garantir a melhor qualidade de áudio nesses trechos.

Além de pensar no roteiro do que será falado durante a locução, um ponto importante, nessas horas, é o microfone utilizado na transmissão. Normalmente, quando se trabalha em estúdio (ou em um ambiente com boa qualidade acústica), o ideal é usar um microfone condensador, para falas de todos os tipos.

Isso acontece porque os microfones condensadores são mais sensíveis e captam o som com melhor qualidade. Além disso, eles dão uma sensação “acalorada” ao áudio, o que é ideal para locuções e vozes em geral.

4. Obtenha uma conexão de qualidade e sem quedas

Como nós relembramos acima, uma transmissão de áudio funciona da seguinte maneira: o conteúdo vai do seu computador para os servidores de streaming e, deles, para os computadores dos ouvintes.

Isso significa que o arquivo em áudio faz duas viagens:

  • do seu computador para o servidor;
  • do servidor para o computador do ouvinte.

Se a qualidade da sua conexão com a internet for ruim e não tiver uma boa capacidade de upload de dados, a primeira parte dessa viagem fica comprometida — e a sua transmissão pode fracassar e afastar potenciais ouvintes.

Considerando esses 4 pontos para garantir a sua transmissão de áudio, uma boa saída é montar uma rádio online para seus streamings. Esses serviços vêm com Auto DJ embutido (o que diminui o peso da sua conexão com a internet, já que o áudio pode ser transmitido bem depois do upload ser feito), aceita os formatos mais usados do mercado e ajuda a obter o máximo de qualidade da sua locução.

Se esse conteúdo foi útil para você, assine já a nossa newsletter gratuita e recebe os melhores artigos para otimizar suas transmissões de áudio!

Powered by Rock Convert
Bycast
Autor

Escreva um comentário