Quem não gosta de música, não é mesmo? E é exatamente por essa paixão ser geral que o mercado fonográfico pode ser um ótimo ramo de atuação. Hoje, montar um estúdio de musica profissional é mais fácil do que há algum tempo. 

A música é um mercado lucrativo a ser explorado. Assim, montar um estúdio de música profissional pode ser uma excelente ideia para quem curte o ramo e pretende investir. Contudo, é importante planejar todos os processos  desde a definição do público-alvo até a divulgação do negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga com a leitura para conferir as nossas dicas de como ter um estúdio musical!

Faça um planejamento 

Como todo negócio, a primeira coisa que você deve fazer ao pensar em montar o seu estúdio de música é planejar todas as etapas desse processo. Para isso, é necessário definir o investimento inicial que, de maneira geral, gira em torno de 40 mil reais podendo ser mais ou menos, dependendo do porte do negócio. 

Assim, é possível definir quais são as prioridades, como os gastos com equipamentos, local, entre outras questões importantes, como o isolamento e a acústica do lugar.

Apesar do investimento inicial ser relativamente alto, dá para aproveitar bastante a tecnologia, com softwares de última geração, para reduzir os custos com equipamentos, processos e marketing. Mas isso só é possível com planejamento.

Estude o seu público-alvo 

É preciso também definir e estudar o seu público-alvo. Afinal, quem serão seus clientes? Você pode fazer do seu estúdio uma rádio online, alugá-lo para cantores fazerem suas gravações, dar aulas de música, entre outros serviços. 

Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa aprofundada para verificar quais são as oportunidades mais certeiras da sua região. Muitas vezes falta um estúdio de gravação de qualidade ou mesmo uma sala onde bandas e professores possam alugar para ensaiar ou dar aulas. 

Adquira os equipamentos de gravação indispensáveis 

Neste tópico, vamos listar alguns dos equipamentos que, geralmente, são indispensáveis em um estúdio de música. No entanto, vale lembrar que a compra desses itens depende muito também dos serviços oferecidos e do seu público-alvo. 

  1. Fones de ouvindo;
  2. microfones; 
  3. pedestais e suportes; 
  4. instrumentos como guitarras, violões, bateria;
  5. cabos e plugs;
  6. amplificadores;
  7. aparelho de mixagem;
  8. processadores e mesa de som. 

Escolha o local do estúdio de música 

O local do estúdio musical é outro aspecto importante na hora de montá-lo. Isso porque ele deve ser localizado em um ponto em que não “vaze” o som, já que isso pode incomodar e ser motivo de reclamações da vizinhança. Nesse sentido, vale destacar que o isolamento acústico é indispensável para isolar a sala contra ruídos externos, até mesmo para não atrapalhar o trabalho que acontece dentro do estúdio. 

Além disso, é preciso considerar também o tamanho do local. Não se esqueça de que é necessário que caibam todos os equipamentos. Vale lembrar que a maioria deles ocupa um grande espaço.

Crie estratégias de divulgação 

É o momento de já pensar em estratégias para divulgar o seu negócio. Se for uma rádio online, por exemplo, é interessante criar ações criativas, que podem ser veiculadas nas redes sociais e e-mail marketing

Lembre-se que a internet é uma forma de disseminar sua marca, segmentando o público e, o melhor, com um investimento baixo, se comparado a outros meios de comunicação. 

Agora você já sabe o básico sobre a montagem de um estúdio de musica. Planeje-se, pense em um público alvo e providencie a infraestrutura e os equipamentos necessários, como os instrumentos básicos e uma isolamento acústico eficiente.

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas sobre o assunto? Siga nossa página do Facebook no e Instagram para ficar por dentro das novidades do blog!

Powered by Rock Convert
Bycast
Autor