Você conhece as diferenças entre som estéreo e mono? Talvez não saiba, mas elas existem e são muito importantes para quem quer trabalhar com a difusão de áudio em uma rádio online.

Cada um desses tipos de som cumpre uma função distinta e é mais indicado para um determinado momento ou conteúdo. Conhecer tais peculiaridades pode aumentar a qualidade da sua transmissão!

Por isso, não perca tempo e continue lendo para saber o que é o som estéreo e o som mono e como usá-los nas suas transmissões!

Quais as definições de som estéreo e som mono

Para entendermos bem a diferença entre os dois tipos de som, o primeiro passo é compreender a definição deles.

O som monofônico (popularmente chamado de mono) é aquele que é captado e também reproduzido por um único canal. Isso significa que o som mono não é capaz de distinguir elementos como instrumentos (ou vozes) diversos, profundidade ou localização de origem do áudio.

Como vantagem, o som mono é reproduzido da mesma maneira em diferentes caixas de som, o que o torna ideal para grandes eventos ao ar livre, por exemplo.

Já o som estéreo consiste na gravação e reprodução com repartição espacial da fonte sonora. Ou seja, ele tenta reproduzir o som considerando que temos dois ouvidos.

Como efeito, o áudio fica com maior profundidade, mas sai dividido das caixas de som, o que o torna ideal para ambientes mais fechados.

Quais as diferenças entre som estéreo e mono

1. Canais de reprodução

A primeira (e talvez principal) diferença entre os dois tipos de som está logo na definição deles: o som mono tem apenas um canal de gravação e reprodução, enquanto o som estéreo possui dois.

Isso significa que duas caixas de som ligadas com o tipo mono reproduzirão o mesmo áudio, enquanto as mesmas caixas tocarão faixas diferentes no estéreo.

2. Distância

A divisão em canais de reprodução proporciona um efeito muito interessante no áudio estéreo. Como ele capta as fontes de som na esquerda e na direita em faixas distintas, cria-se um resultado de profundidade bastante atrativo para quem ouve.

No som mono, isso não acontece.

3. Função

O som estéreo e o mono servem para diferentes situações devido às suas características próprias.

Como é reproduzido em apenas um canal, o monofônico funciona muito bem para captar discursos, narrações ou locuções, já que sua direção monofocal ajuda a eliminar ruídos. Além disso, é o mais indicado para shows e outros grandes eventos, pois assim todas as caixas de som reproduzirão o mesmo áudio.

Já o estéreo é mais recomendado para a captação de apresentações musicais ou entrevistas, pois detecta muito bem a distância entre as pessoas. A rádio FM, por exemplo, só toca canções em estéreo desde os anos 70.

4. Efeito no som

Como já mencionado, o som mono tem menos ruídos e não faz distinção entre instrumentos ou posições na reprodução do áudio. Parece mais “plano”.

Do outro lado, o estéreo reproduz o áudio com duas faixas diversas, o que dá uma sensação de profundidade para quem ouve.

Quais exemplos de som estéreo e som mono

Se a descrição dessa duas categorias não foi o suficiente e você ainda ficou na dúvida sobre as diferenças entre som estéreo e mono, que tal conferir essa distinção na prática?

Coloque um par de fones de ouvido e ouça um vídeo com músicas tocadas em estéreo e mono para entender a diferença entre eles!

Como deu para ver, as diferenças entre som estéreo e mono são sensíveis. Para quem gosta de música e quer dar mais profundidade às canções, o primeiro é o melhor. Já para a transmissão de palestras, narrações ou discursos, o mono é o mais indicado.

Agora que você já aprendeu as particularidades entre esses dois tipos de som, compartilhe o artigo nas suas redes sociais e marque os seus amigos para que possam ler o material!

Autor

15 Comentários

  1. Artigo muito esclarecedor; principalmente pelo direcionamento ao vídeo.
    Parabéns!

  2. Legal, gostei do conteúdo e a coincidência foi que cheguei aqui pra entender a diferença entre mono e estéreo justamente por causa dos Beatles, pois nas capas dos discos vem se é mono ou estéreo rsrs e o link aponta justamente pra comparação das músicas deles

    • Bruno de Lima Costa Responder

      Geovanna,

      Não sei dizer qual o tipo de som indicado para ASMR, talvez um especialista poderia responder isso a você.

      Abraço, Bruno.

  3. Eu comecei em casa a estudar Ondas Binaurais e li que necessariamente eu precisaria de um bom fone de ouvido stero, mas eu não fazia idéia do que era, agora depois dessa leitura bem consentrada com as Ondas Binaurais, hoje sei que o meu fone de ouvido é estéreo. Muito boa a explicação, Obrigado! 🙂

Escreva um comentário