Após o surgimento do rádio no Brasil, as primeiras emissoras foram criadas por sociedades de amigos. Era um projeto coletivo, com a participação de todos. Muito bacana, não? É algo bem parecido com as rádios comunitárias de hoje. Mas como montar uma rádio comunitária se a tecnologia e os processos para isso evoluíram tanto?

Uma rádio não apenas diverte, como também informa e educa a população. Se for usada corretamente, pode ser uma ferramenta poderosa de difusão de conteúdo!

Se você tem sede de informações e vontade de construir um projeto coletivo e social, a rádio comunitária pode ser ideal para você!

Quer saber como montar uma rádio comunitária? Neste texto, você descobrirá tudo o que precisa para tornar esse sonho realidade! Vamos juntos?

O que é uma rádio comunitária?

Uma rádio comunitária é um tipo de serviço de radiodifusão sonora (FM) com baixa potência (25 Watts). Além disso, ela cobre apenas 1 km a partir da antena transmissora.

De acordo com a Portaria nº 4334, de 17 de setembro de 2015, é possível aumentar o alcance do sinal se as características técnicas da autorização forem respeitadas e o ambiente for favorável à propagação.

A rádio comunitária não tem fins comerciais, mas, sim, um compromisso social, voltado às demandas da comunidade onde será estabelecida. Por isso, deve ser um espaço gerenciado por uma associação ou fundação sem fins lucrativos.

Além disso, também deve ter uma programação plural, com foco nas necessidades e desejos dos moradores da comunidade. E, por fim, não deve ter nenhum tipo de preconceito, seja de gênero, raça ou classe.

Mas, afinal, como montar uma rádio comunitária?

Agora que já sabemos o que é uma rádio comunitária, chegamos à parte mais burocrática do processo: como dar os primeiros passos para investir nesse tipo de empreendimento.

Abaixo, elencamos elementos que necessitam de atenção ao montar uma rádio comunitária. Confira!

Documentação

Para habilitar sua rádio, é necessário solicitar um formulário de demonstração de interesse no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Enviou o formulário? Agora é só cruzar os dedos e torcer para que seu município seja contemplado. O resultado dos municípios contemplados pode ser conferido no Diário Oficial da União, na seção “Avisos de habilitação”.

A partir daí, você deve apresentar outros documentos para dar continuidade ao processo. Em seguida, o Ministério analisará seu requerimento e divulgará as propostas aprovadas.

Por fim, caso tudo corra bem, você terá uma licença definitiva de 10 anos para o funcionamento da rádio.

Localização

Como dissemos, a transmissão de uma rádio comunitária se dá por FM, ou seja, as ondas sonoras propagam-se em linha reta.

Declives e obstáculos podem comprometer a qualidade do sinal. Por isso, escolha um lugar estratégico para a sede da rádio.

Equipamentos

Investimento nunca é demais quando falamos sobre qualidade. Portanto, priorize produtos homologados pela Anatel.

Uma dica é adquirir equipamentos de segunda mão ou financiados, até que a rádio tenha estrutura para comprar equipamentos novos.

Concessão

web rádio não necessita de autorização para operar. Ao contrário das rádios comunitárias, você não precisa passar por um processo complicado de concessão, que inclui um leilão para decidir quem está apto cultural e economicamente a operar uma rádio.

Conteúdo

Priorize conteúdos de interesse da sua comunidade. Por exemplo, que tal convidar ao seu programa um artista da comunidade? Assim, você está apoiando a produção local, além de levar cultura aos seus ouvintes. Muito legal, não?

Criar uma rádio comunitária exige tempo e dedicação. Porém, esse trabalho é recompensado ao vermos o esforço coletivo transformado em um conteúdo que tem a participação de todos.

Agora que você já sabe como montar uma rádio comunitária, que tal embarcar nessa jornada? Conte com a Bycast para transformar seu sonho em realidade. Entre em contato conosco para um atendimento personalizado, de acordo com sua demanda!

Powered by Rock Convert
Bycast
Autor

2 Comentários

  1. Avatar
    nilton de souza dos santos Responder

    boa noite voçes fazem assessoria para abertura de radio comunitaria aguardo resposta obrigado

    • Avatar
      Bruno de Lima Costa Responder

      Nilton,

      Infelizmente não prestamos esse tipo de serviço.

      Abraço, Bruno.

Escreva um comentário