O rádio faz parte da rotina de muitas pessoas. Há o chamado ouvinte fiel, que prefere ouvir sempre a mesma estação, mas também aquele que zapeia pelas frequências, buscando um conteúdo diferente de acordo com a hora do dia.

Fato é que, independentemente do tipo de público que uma emissora quer alcançar, a fidelização do ouvinte deve ser preocupação constante. Nesse sentido, seja no modelo tradicional ou via web, saber como elaborar uma promoção para rádio é fundamental.

Encontrar os parceiros certos para facilitar o ganho mútuo, divulgar a cooperação e compreender as exigências do mercado são alguns dos pontos mais importantes no processo. Quer ficar por dentro de dicas sobre promoção para rádio? Siga lendo este texto!

Estude e entenda os parceiros

Formar uma parceria não é tão simples como pode parecer. Não basta encontrar qualquer empresa disposta a fazer acordo, mas também entender seu posicionamento e seus objetivos. Acompanhar as estratégias de cada candidata, envolvendo valores e diretrizes, portanto, consiste em um aspecto relevante.

É interessante lembrar-se de que um objetivo diferente do da sua empresa não necessariamente é ruim. Por vezes, em determinadas circunstâncias de negócio, inovar os serviços e oferecer novos pontos de vista ajuda a fidelizar ouvintes.

Vale a pena também pesquisar a respeito da reputação do parceiro, levantando ideias prováveis sobre o impacto causado pela divulgação do acordo. Ambos precisam sair ganhando, então considere cada característica sua e da outra marca envolvida para colocar na balança.

Avalie o mercado e o público

Dando sequência ao tópico anterior, deve-se ressaltar a relevância de, entendidos os interesses do parceiro, observar a situação do mercado. Como ele tende a responder à parceria?

E o público? Por isso é tão importante estudar os ouvintes da rádio, levantando padrões individuais de dados e comportamento. Assim, na hora de visualizar a relação oriunda das peculiaridades da outra empresa, da sua emissora e do seu público, fica bem mais fácil compreender se o horizonte é positivo ou não.

De acordo com as constatações feitas, a elaboração da promoção para rádio materializa-se antes mesmo do anúncio. Imagine que seu objetivo é alcançar jovens, ainda universitários e que moram com amigos. Seria melhor fechar uma parceria com uma casa de festas ou com uma revenda de veículos, por exemplo?

Divulgue a promoção para rádio do jeito certo

Costurado o acordo, é hora de fazer a informação chegar até o público-alvo. Portanto, levando em consideração o que já mencionamos até aqui, é vital saber como atingir em cheio o tipo de perfil traçado como meta para tirar o maior proveito possível.

Seguindo no exemplo do universitário que mora com amigos, uma ideia interessante é usar as redes sociais para divulgação maciça. Aproveite o Instagram Stories e use as chamadas ”promoshare”, que atualmente estão em alta entre o público jovem. Assim, cria-se uma conexão entre a marca e o usuário, mesmo que ele nem perceba.

E aí, captou as dicas? Qualquer promoção para rádio, se bem-pensada, oferece uma gama sensacional de benefícios para todas as partes. Para se destacar hoje em dia, é preciso sair do lugar comum e buscar a diferenciação constantemente. Não deixe de colocar nossas sugestões em prática!

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