As redes sociais são instrumentos fundamentais para a divulgação de uma web rádio. Pense bem: ao criar uma emissora, você deve ter em mente com quem deseja se comunicar. A partir daí, deve sair em busca desses futuros ouvintes.

Plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram possibilitam que o público-alvo seja facilmente encontrado e suas ferramentas individuais de marketing permitem que o link para a sua rádio ultrapasse fronteiras.

Em razão disso, confira agora mesmo algumas dicas valiosas para divulgar a sua rádio nessas redes e colecionar vários ouvintes. Acompanhe!

Conheça bem o público-alvo

Seja qual for a atividade que você se propõe a fazer, um dos segredos primordiais para ter sucesso é conhecer o público-alvo. Não seria diferente com uma web rádio.

Na hora de planejar a sua emissora, pesquise sobre os segmentos que pode seguir e o comportamento daquele público. Depois, busque pelos principais influencers desse mercado e veja como se comportam seus seguidores e onde se encontra a maior quantidade de interação e de likes.

Por exemplo, se for investir no mercado gospel, informe-se sobre as personalidades que influenciam esses seguidores e procure os perfis desses indivíduos no Twitter, Facebook ou Instagram e analise o que concentra a maior interatividade.

Entenda o funcionamento das redes sociais

Passada a etapa de conhecer o público-alvo e descobrir em qual plataforma eles interagem mais, chegou a hora de entender como essas redes funcionam.

Você precisa saber o significado das ferramentas básicas disponíveis, como anúncios orgânicos e pagos no Facebook, como usar hashtags para atrair essas pessoas no Twitter e de que forma os stories do Instagram podem ajudar a gerar mais engajamento.

O melhor é que as redes sociais permitem a integração da fan page do negócio com outros aplicativos. No caso do Facebook, o procedimento é muito simples. Basta clicar na opção “anúncios do Instagram” e “Adicionar Conta” na aba “Configurações”, presente no canto superior direito da sua página. 

O mesmo procedimento pode ser feito seguindo o mesmo caminho no perfil do Twitter. Dessa forma, a integração das contas permite que você atinja o público fiel de todas as redes e se comunique da mesma forma com todos eles.

Vale lembrar de que as estratégias individuais ideais para cada plataforma não devem ser esquecidas, portanto, não invista em um canal só. 

Descubra o estilo de conteúdo que esse público mais gosta

Memes? Textos informativos? Vídeos? Trechos de músicas? Existe uma infinidade de conteúdos a ser trabalhada dentro de uma rede social. E quando o objetivo é divulgar uma web rádio, há uma expansão dessas possibilidades!

Utilizar os recursos de vídeo para colocar o trecho do mais novo clipe daquele artista famoso que faz um som no estilo da sua rádio é um exemplo que pode ser muito bem-sucedido na divulgação de um dos seus programas

Faça testes e invista nos que geram mais resultados

O bom das redes sociais é que além de a divulgação ser gratuita ou ter um custo muito baixo, elas ainda permitem que você acompanhe os resultados das suas ações.

Portanto, não perca a oportunidade de testar suas estratégias e investir nas que apresentaram maiores índices de engajamento!

Quanto mais seguidores seu perfil ou página tiver, maior será a quantidade de ouvintes. E, quando atingir um número satisfatório, você poderá começar a vender espaços publicitários na sua emissora. Não é demais?

Criar um canal de web rádio pode passar de hobby para um poderoso negócio! Não perca tempo, comece agora a fazer um planejamento estratégico de divulgação para a sua grande estreia!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário! Estamos ansiosos para saber o que você tem a nos dizer. Até breve!

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