Radialistas inteligentes sabem que a interação entre rádio e ouvintes é o motor que impulsiona a transmissão em direção ao sucesso.

É pela interação que se cria um vínculo emocional entre os ouvintes e a rádio (ou, pelo menos, seus apresentadores). Com esse vínculo, nasce o engajamento a longo prazo, um público fiel e a propagação da marca para outras pessoas, além de maior poder para produzir comerciais.

Mas como incentivar essa interação? Como tirar o melhor dela e usá-la para promover a sua rádio? As respostas para essas dúvidas estão nas cinco dicas que daremos a seguir. Continue lendo!

1. Ouça o que o público tem a dizer

Quando um ouvinte resolve interagir com uma rádio é, na maioria das vezes, por algum motivo emocional. Ou seja, foi uma conexão dramática estabelecida entre a pessoa e a transmissão que levou a esse engajamento.

Por isso, é função do produtor da rádio ouvi-lo com atenção para identificar não só as palavras e a mensagem do ouvinte, mas também a emoção que o levou a interagir.

Assim, é possível explorar aquele momento ao máximo e replicá-lo em outras situações para angariar mais participações.

2. Incentive e recompense a interação entre rádio e ouvintes

Sem incentivo, os ouvintes tendem a não participar de programas de rádio, TV ou internet. É por isso que existem CTAs (ou calls-to-action) para estimular o público a mandar um comentário, dar uma curtida ou enviar um áudio para o seu programa favorito.

Dito isso, não adianta incentivar o público a interagir se não houver recompensa por esse engajamento. Se o comentário não será lido e respondido, por que enviá-lo? Se a opinião não importa, por que oferecê-la?

Claro que não dá para ler 1000 comentários ao vivo, mas é possível interagir com 3, 4, talvez 5 no ar e criar o sentimento de recompensa nos ouvintes.

3. Transmita sua programação pelas redes sociais

Algumas redes sociais permitem que a transmissão ao vivo da sua rádio chegue a um número muito maior de potenciais ouvintes. Por isso, use essas ferramentas com sabedoria.

No Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube, é possível transmitir o conteúdo ao vivo da sua rádio e, de quebra, receber diretamente a interação do público com o conteúdo em questão pelas ferramentas próprias dessas redes.

Como é simples e as pessoas já estão acostumadas a interagir nas redes sociais, é mais fácil conseguir dialogar com elas.

4. Use ferramentas das redes sociais para atrair ouvintes

Além da possibilidade de transmissão online, as redes sociais oferecem ferramentas muito úteis para uma rádio encontrar novos ouvintes e incentivar interações.

Uma delas é o uso dos anúncios segmentados do Facebook. Com eles, é possível divulgar sua rádio para um público que corresponda perfeitamente à sua persona.

Outra ferramenta é a possibilidade de busca por menções no Twitter. Com isso, dá para achar ouvintes que não estão usando as hashtags oficiais e interagir com o conteúdo deles.

5. Faça parcerias com universidades e escolas profissionalizantes

Uma boa ideia para obter conteúdo que gere interações é fazer parcerias com universidades e escolas profissionalizantes.

Além de garantir audiência (pois os alunos desses estabelecimentos acompanharão a transmissão), a instituição parceira também pode oferecer convidados especializados em muitos assuntos tratados pela rádio.

Desse modo, há um material base para propor discussões e programas que gerem maior engajamento do público.

Aumentar o nível de interação entre rádio e ouvintes é essencial para o sucesso da transmissão. Agora que você já conhece as nossas dicas, conseguirá aumentar a participação do seu público.

E, por falar nisso, vamos colocar uma das nossas sugestões em ação agora mesmo? Se este artigo foi útil para você, deixe um comentário abaixo e conte para a gente qual das dicas é a mais interessante na sua opinião!

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