O segredo para descobrir como fazer um comercial de rádio está em conhecer a função do spot, que nada mais é do que os anúncios veiculados em uma estação radiofônica. O seu principal objetivo é, sem sombra de dúvidas, a divulgação de uma mensagem — seja ela publicitária ou não.

A voz do locutor, a música utilizada e o efeito sonoro utilizado fazem toda a diferença na hora de atrair a atenção do público e, também, no entendimento do texto. Continue a leitura, confira mais informações e construa bons comerciais para a sua emissora!

A importância dos spots comerciais

Antes de aprender como fazer um comercial de rádio, é preciso entender sobre a sua importância tanto para a emissora, quanto para o cliente que está interessado em nessa parceira.

Quando uma empresa procura uma estação para fazer um anúncio, o seu principal objetivo é divulgar a sua marca, produtos ou serviços em específico para o perfil de público que se mantém sintonizado.

Já a rádio, ao produzir um conteúdo bem-planejado e de qualidade, consegue transformar uma simples transmissão via streaming ou frequência AM/FM em um negócio bastante lucrativo, atraindo cada vez mais anunciantes.

Como deve ser construído um spot comercial

Os spots são peças curtas, com duração máxima de 30 segundos. Para construir um bom anúncio comercial, é necessário seguir algumas regrinhas:

  • a locução deve ser nítida para que o ouvinte consiga ouvir a mensagem e o nome da empresa, sem erros;
  • efeitos sonoros e tons de voz diferenciados ajudam a prender a atenção do público;
  • erros gramaticais prejudicam o comercial, portanto, é necessário tomar muito cuidado;
  • menos é mais: a linguagem utilizada deve ser simples e próxima ao perfil do público que consome o produto e a estação;
  • o texto deve ser curto e objetivo;
  • a locução deve ser realizada com naturalidade.

A gravação deve ser realizada em um cômodo silencioso, com o apoio de um bom microfone e um fone de ouvido. Um conversor de áudio também é necessário para codificar o som do microfone para o computador.

Você pode fazer alguns testes com pequenas alterações no roteiro, diferentes entonações de voz e trilhas sonoras variadas. Para manter o seu trabalho alinhado às expectativas do cliente, selecione os melhores áudios e envie os arquivos com antecedência para escolha e aprovação.

Exemplos de spots comerciais de rádio que fizeram sucesso

Para que você se inspire e consiga elaborar os melhores comerciais para uma emissora de rádio, separamos alguns exemplos de spots famosos que fizeram muito sucesso pelo Brasil. Confira:

  • o inesquecível pipoca com guaraná, da Antártica;
  • os jingles da Dolly Guaraná;
  • a montagem do Big Mac que volta é meia é utilizado novamente nos comerciais do McDonald’s;
  • a pergunta que não quer calar do Pão de Açúcar: o que você faz para ser feliz?;
  • e a das Pernambucanas: cadê meu celular?;
  • os pôneis malditos da Nissan;
  • a TIM, extrapolando os limites das fronteiras;
  • e o “pega bem” da Vivo.

Agora que você já sabe como fazer um comercial de rádio, que tal começar a escrever alguns textos e realizar alguns testes para descobrir qual entonação combina mais com a sua voz? A qualidade dos textos e da dicção pode aumentar com essas práticas.

Ficou com alguma dúvida ou quer dividir sua experiência conosco? Deixe um comentário!

Autor

Escreva um comentário