Imagine a seguinte situação: você está assistindo ao final do seu reality show favorito pela televisão enquanto acompanha os comentários pela internet. De repente, o nome do campeão é divulgado pelas redes sociais antes mesmo de ser anunciado na telinha.
Desagradável, não é mesmo? Essa é a experiência de assistir a uma emissora que está com um pequeno delay em transmissão ao vivo. Esse termo é usado para denominar o tempo que os equipamentos levam para capturar, interpretar e repassar sons e imagens ao telespectador ou ao ouvinte.
Os canais que apresentam esse problema continuamente podem perder números significativos em relação à audiência. Leia agora mesmo o nosso artigo e descubra como proteger a sua estação desse problema!
O que é o delay em transmissão ao vivo?
O delay em transmissão ao vivo consiste no atraso de uma comunicação. Pode acontecer nas seguintes situações:
- na televisão, quando a imagem chega antes do som;
- na TV e no rádio, quando um diálogo vai acontecer entre apresentador e repórter ao vivo;
- no rádio, quando o evento realmente acontece, mas o som demora a chegar ao ouvinte.
Muitas vezes, ele dura apenas alguns segundos, mas causa uma sensação desagradável para quem está assistindo ou ouvindo um programa. Ainda mais se a intenção do comunicador for transmitir um evento ao vivo.
Imagine que você tem uma rádio esportiva e está tecendo comentários em tempo real sobre um jogo de futebol no horário comercial. O público está acompanhando a narração dos seus postos de trabalho, mas consegue ouvir as manifestações dos espectadores nos prédios vizinhos.
Quando há delay na transmissão, você divulga o gol, porém a audiência já sabe o que aconteceu por causa das comemorações. Uma situação bastante chata, concorda? Possivelmente, na próxima oportunidade, esse público vai procurar outro local para acompanhar a partida.
Por que ele ocorre?
O delay é causado pela presença de objetos que afetam o sinal no caminho que este deve percorrer até chegar ao público. Quanto mais cruzar com antenas ou satélites, maior será o tempo que a transmissão levará para chegar ao seu destino.
Ele também pode acontecer por erros de interpretação dos equipamentos, pois, além de percorrer certa distância, a mensagem precisa ser processada e decodificada.
Como resolver esse problema?
Se o delay é causado pelos obstáculos na transmissão, é fácil concluir que o problema pode ser resolvido pelo uso de um caminho mais simples ou de equipamentos mais eficientes.
Em se tratando de uma emissora de TV, uma estrutura bastante complexa é necessária. Entretanto, no caso das web rádios, um bom sistema de transmissão de dados já é capaz de proteger o canal do delay em transmissão ao vivo.
Usar um bom sistema de streaming é uma solução simples e de baixo custo, uma vez que não precisa dos melhores equipamentos do mercado para garantir a qualidade do áudio que chega ao ouvinte. Basta contratar um bom serviço e ter uma conexão razoável com a internet.
O delay em transmissão ao vivo nas rádios pode ser um problema sério apenas quando a emissora não se preocupa com a sua prevenção. Como você pôde perceber, a situação pode ser evitada com facilidade.
Entre em contato com a Bycast e conheça nossos planos de transmissão de áudio por meio de um streaming de qualidade. Estamos esperando por você!