As rádios online são tendências da atualidade. A praticidade da internet possibilita que emissoras usem a web para transmitir suas programações, conquistando bons resultados com a aplicação correta de técnicas radiofônicas. Nesse contexto, estar por dentro das principais dicas de locução é fundamental.

Sempre levando em consideração o público ouvinte e o objetivo da marca, a figura do locutor é muito importante. Afinal de contas, ele é a voz que comunica mensagens para quem está sintonizado. Não se trata de algo simples: encontrar um bom profissional dessa área envolve o conhecimento das práticas adequadas.

No post de hoje, nosso assunto é exatamente esse. Se interessa em obter dicas de locução para rádio online? Caso a resposta seja positiva, você está no lugar certo, pois elaboramos uma lista explicativa. Confira!

1. Domine a programação

Um dos elementos que tornam as rádios conhecidas é a programação. A agenda do que vai ao ar ajuda a fidelizar o público, portanto, todos os colaboradores da emissora devem dominá-la. Evidentemente, quando abordamos esse fator o locutor merece destaque.

É necessário demonstrar intimidade com o ambiente de trabalho, sempre buscando transmitir a identidade da rádio por meio da fala. Por isso, o locutor precisa estar ciente de tudo que envolve a empresa, inteirando-se também sobre as pautas dos programas. Procurar informações sobre entrevistados e conhecer a sequência de músicas são outros pontos primordiais.

Como se não bastasse, ainda há outras exigências que devem ser dominadas pelo locutor. A flexibilidade para ser capaz de lidar com diversos temas, por exemplo, aparece como um acréscimo relevante. Acompanhar a concorrência, bem como outros meios de comunicação (jornais, TVs, portais etc.) é mais uma dica válida.

2. Conheça o público

A audiência radiofônica tende a contar com muitos ouvintes assíduos, que carregam o hábito de escutar determinada estação em horários rotineiros, por exemplo. Sendo assim, o locutor deve buscar dados sobre os acompanhantes do seu trabalho. Trata-se de um excelente modo para se dirigir melhor a eles.

A escolha das palavras ou a abordagem das pautas precisa considerar o estilo do público. Afinal de contas, a audiência faz julgamentos e contribui para a reputação do programa.

Consultar as redes sociais da emissora e abrir espaço para interações por meio das páginas é uma prática interessante, dando atenção constante ao perfil das pessoas que entram em contato de uma forma ou de outra.

3. Construa uma identidade própria

Observando sob uma perspectiva histórica, inúmeros locutores marcaram época pelas suas identidades próprias de comunicação. Não é preciso criar bordões, mas sim ter convicção no estilo de linguagem, acreditando que os ouvintes aprovam e tendem a voltar a ouvir naturalmente.

Por outro lado, apesar da necessidade de explorar corretamente as características positivas, vale a pena se autoanalisar para eliminar determinados vícios, por exemplo, que podem estagnar a evolução como locutor.

É claro que o estilo da emissora e do programa em si influenciam no modo como a locução deve ser feita. Porém, segundo a própria personalidade e quando possível, o profissional pode assumir os mais indicados entre quadros ligados a esporte, política, entretenimento, e outros.

4. Cuide da voz

A voz é o principal ”instrumento” de trabalho dos locutores. Portanto, precisa ser tratada com seriedade e, acima de tudo, bastante cuidado. Há orientações simples, como beber muita água, evitar alimentos que engrossam a saliva (leite, chocolate, queijo etc.), fazer gargarejos e não fumar, por exemplo, que contribuem para a preservação da fala.

Praticar exercícios diários de língua e lábio para relaxar as pregas vocais é outro hábito muito importante, assim como descansar a voz nos horários de folga. Caso surjam problemas como dor de garganta e dificuldades ao falar, o mais indicado é procurar um especialista em fonoaudiologia capaz de solucioná-los.

É claro que existem outras dicas de locução relevantes para ter sucesso como locutor. Se preparar bem, saber improvisar ao vivo, buscar atualizações e evitar vícios de linguagem são algumas delas. Uma rádio online deve levar tudo isso em consideração para alcançar bons índices de audiência e reputação.

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