Certamente, a rádio é um dos meios de comunicação mais importantes que temos à disposição, de forma bastante acessível. Apesar da intensa e constante evolução tecnológica, esse tipo de plataforma perdura com consistência, prestando sempre um ótimo serviço a todos.
Para os interessados em investir na área, é relevante saber como montar uma rádio comercial legalizada, informar-se sobre os documentos necessários e compreender a importância da orientação de uma empresa que tenha condições de dar o devido suporte para a estruturação do negócio.
Acompanhe o post e veja todas essas questões!
O que é uma rádio comercial?
As rádios comerciais têm como principal característica o uso de publicidade. A entidade que recebe a permissão para fazer uso do serviço de rádio tem a liberdade de exploração comercial com a finalidade de obter lucratividade.
Elas oferecem aos ouvintes os mais variados tipos de programação: musical, informativo, jornalístico, cultural, entretenimento, entre outros.
Como montar uma rádio comercial legalizada?
Para abrir uma rádio comercial é necessário atender a algumas obrigações legais. Primeiramente, é preciso realizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), pois se trata de uma empresa com fins lucrativos. Com o CNPJ é possível especificar qual é o segmento da empresa, o tipo de serviço prestado e os impostos que devem ser pagos.
O contrato social também é exigido por ser considerado a certidão de nascimento da empresa. Deve conter informações como nome dos sócios e os seus respectivos deveres; endereço do negócio; ramo de atuação, entre outras especificações. Com ele é possível fazer registro em órgãos públicos e participar de licitações, por exemplo.
Também é necessário fazer a inscrição estadual. Ela é responsável pelo correto funcionamento da rádio comercial e por determinar o pagamento do ICMS. Para concretizar a inscrição, é importante apresentar cópia do contrato social, comprovante de endereço e os documentos dos sócios, além do pagamento da devida taxa.
A rádio também deve ter o alvará de funcionamento, uma espécie de licença que dará a permissão de uso de acordo com o atendimento das regras previstas e determinará a cobrança dos impostos devidos. Para obtê-lo, devem ser apresentados os documentos dos donos da empresa, o registro na Receita Federal e o contrato social, basicamente.
O interessado em levar ao ar uma rádio comercial deve passar por uma seleção. Esta será feita por meio de processo licitatório organizado pelo Ministério das Comunicações. Se sair vencedor, receberá a outorga para prestar os serviços da rádio comercial por um período de dez anos.
Qual é a importância da orientação para montar uma rádio?
Ser bem orientado e saber como começar um negócio de forma estruturada são fatores essenciais. Assim, as chances de equívocos são reduzidas, o que faz com que todo o processo seja ágil e bem feito. Tanto o suporte técnico quanto as questões burocráticas devem ser levados em consideração.
O apoio necessário pode ser encontrado em empresas como a Bycast. Dessa forma, após entender como montar uma rádio comercial legalizada, você terá condições de atender às exigências legais com o suporte de um serviço de qualidade.
Então, tem o desejo de montar uma rádio comercial de acordo com as normas legais? Entre em contato com a Bycast e saiba como começar!
8 Comentários
ola boa tarde eu tenho um desejo de montar uma radio comercial cual eo valor
João,
A Bycast é uma plataforma de streaming para web rádio. Não damos consultoria na montagem de rádio convencional.
Abraço, Bruno.
Para montar uma radio online (somente pela internet) precisa ser legalizada?
Etevaldo,
Uma web rádio não requer nenhum tipo de autorização ou procedimento realizado junto a nenhum órgão para operar.
Abraço, Bruno.
muito bom
Obrigado Valdo!
Abraço, Bruno.
muito bom
Obrigado João!
Abraço, Bruno.