Você já considerou colocar uma rádio online no seu blog? Se não, pode estar desperdiçando uma chance excelente de cativar o seu público, aumentar o engajamento com seus seguidores e, até mesmo, se posicionar melhor nos mecanismos de busca.

Pois é, uma rádio online pode ter esse tipo de efeito nos seus posts, aumentando o impacto de cada conteúdo postado.

Quer saber como isso é possível e como melhor explorar o potencial de uma rádio online? Então prossiga a leitura!

Por que ter uma rádio online no seu blog?

Confira abaixo algumas razões para ter uma rádio em seu blog:

1. Elevar o tempo médio do visitante

Um dos principais benefícios de ter uma rádio online no seu blog é aumentar o tempo médio de cada visitante na sua página. Se os usuários ficarem conectados pela duração de um programa de 15 minutos, por exemplo, seu tempo médio de visita pode aumentar bastante.

Com isso, seu ranqueamento no Google sobe. Segundo estudo da SEMrush, o tempo de visita é o segundo fator mais importante no ranqueamento orgânico de um blog. Ou seja: a rádio online aumenta esse fator, que melhora seu posicionamento e pode trazer mais visitas!

2. Aumentar o engajamento com o usuário

Você sabia que cerca de 89% da população brasileira ouve rádio frequentemente em suas vidas? Isso acontece porque o conteúdo por áudio é incrivelmente cativante.

Por ser de fácil consumo (podemos ouvir enquanto trabalhamos, estamos no trânsito ou fazendo outras atividades), o índice de fidelização do conteúdo é alto. Aos poucos, pegamos o hábito de sintonizar sempre no mesmo horário, para conferir nossos programas favoritos.

O mesmo pode acontecer no seu blog, aumentando o engajamento com seus leitores.

3. Complementar as postagens do blog

Uma grande vantagem da rádio online é oferecer um complemento aos posts que foram feitos no blog. Por exemplo, com opiniões dos leitores em áudio e aprofundamentos do tema. Isso ajuda a deixar o conteúdo mais completo e multimídia, o que agrega valor e deixa a experiência do usuário mais completa.

4. Ampliar a quantidade de seguidores

Quantos seguidores você não perdeu por só oferecer conteúdo em texto? É difícil saber, mas entre aqueles que precisam de opções de acessibilidade e outros que simplesmente não conseguem ler todos os textos pelos quais se interessam, muita gente pode ter ficado sem curtir seu material.

A rádio online oferece um contraponto disso, aumentando o leque de opções para os usuários e trazendo mais gente para curtir o trabalho que você faz.

Como usar a rádio online do seu blog?

Deu para ver que uma rádio online pode ser muito útil ao seu blog, certo? Mas que tipo de conteúdo colocar ali? Confira algumas sugestões:

Podcasts

Os podcasts são programas de áudios especializados em um tema. Normalmente, eles envolvem uma conversa informal dos participantes sobre um assunto específico, mas podem assumir formatos diversos. São úteis para complementar postagens ou aprofundar temas.

Boletins

Boletins são pequenas inserções de áudio na programação da rádio com algum recado ou informação curta. São bons para avisar o ouvinte de novos posts, webinars, lives ou outros conteúdos nas redes sociais.

Resumo dos conteúdos do blog

Com frequência semanal ou quinzenal (dependendo da periodicidade do seu blog), pode ser uma boa ideia fazer pequenos programas com resumos do conteúdo postado no período. Isso pode direcionar os ouvintes para os posts, aumentando suas visualizações e a penetração do conteúdo.

Interação com os leitores

Interagir com os seguidores é essencial para criar uma conexão emocional com eles, que garantirá a fidelização do público e o sucesso do blog. E a rádio online é uma boa ferramenta para isso.

Programas que promovam a interação com os leitores (como leitura de comentários, conversas ao vivo e afins) podem ser muito úteis nessa tarefa.

Como deu para ver, uma rádio online pode trazer muitos benefícios para seu blog e aumentar a qualidade do conteúdo oferecido aos seus seguidores.

Se você gostou dessa ideia e quer colocar uma rádio online no seu blog, entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar!

Autor

Escreva um comentário