As marcas costumam utilizar os cinco sentidos para atrair o consumidor. Uma rede de fast foods com um cheiro único em seu ambiente e um sabor singular em seus sanduíches, uma logo benfeita que atrai olhares e é reconhecida em qualquer lugar do mundo, o tecido único de uma determinada marca de camisetas. No caso do universo musical, os spots de rádio podem marcar gerações!
O objetivo de spots, jingles e vinhetas é justamente esse: aproveitar uma determinada ocasião para fixar o nome da marca. Seja um momento histórico como uma copa do mundo, ou uma data comemorativa como o Natal, são muitas oportunidades para montar uma campanha caprichada.
O artigo de hoje vai explicar um pouco mais sobre essa estratégia e apresentar três campanhas que ficaram para a história. Continue a leitura e saiba mais!
O que são spots de rádio
Os spots de rádio são peças publicitárias apresentadas de maneira sonora e de curta duração, em que o seu principal objetivo é fixar uma mensagem no ouvinte.
Um spot benfeito faz toda a diferença em uma campanha. Tanto para a marca quanto para a emissora que, ao criar e veicular campanhas criativas, consegue atrair mais anunciantes e aumentar a sua rentabilidade.
Impacto dos spots para campanhas publicitárias
Quando bem planejado, produzido e veiculado na oportunidade certa, tem o poder de fidelizar os clientes por meio da audição.
Para isso, é necessário que um bom roteiro esteja alinhado a uma boa produção. A combinação da trilha sonora, locução e qualidade de áudio podem fazer a campanha marcar gerações!
Spots de rádio inesquecíveis
Se você duvida que essas campanhas podem ser lembradas por décadas, vamos refrescar a sua memória em três spots:
1. FIAT
“Vem, ‘vamo’ pra rua, pode vir que a festa é sua que o Brasil vai tá gigante…”. Como não lembrar da campanha da FIAT que invadiu as rádios e emissoras de TV em 2013, aproveitando a onda dos protestos contra diferentes causas? Na voz icônica do cantor Falcão, da banda O Rappa, não foi apenas o spot que ficou famoso: a própria música, completa, foi veiculada por muito tempo nas rádios.
2. Guaraná
E o clássico do Guaraná? Pipoca na panela, pipoca com guaraná, dá água na boca só de ler não é mesmo? O spot pode ser considerado um dos maiores clássicos da rádio, que volta e meia é reproduzido pela própria Antártica ou em matérias de jornais e veículos televisivos quando o assunto são jingles famosos.
3. Pernambucanas
Outro spot inesquecível, que virou complemento de uma frase cotidiana, é a música das Pernambucanas: “cadê meu celular? Tá na Pernambucanas!”. Quem nunca se viu por um minuto sem o aparelho, fez a pergunta em voz alta e foi surpreendido com a resposta do jingle?
Os spots de rádio, quando benfeitos, podem fixar o nome de uma marca por gerações. Um bom roteiro e uma boa produção fazem o jingle virar um marco da publicidade. Pense nisso!
Quer saber mais sobre jingles, spots e vinhetas? Então leia o nosso artigo e aprenda sobre as diferenças entre as três campanhas!