Segundo pesquisa do IBGE, 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Essa relevância cada vez maior do ambiente virtual amplia o leque de possibilidades em vários âmbitos. Os aplicativos para rádio, por exemplo, já figuram como ferramentas vitais para boa parte da audiência.
O maior engajamento dos ouvintes consiste em um dos principais benefícios de investir nessas plataformas. Afinal de contas, o hábito de estar conectado ao rádio é indispensável para muitas pessoas. Quem gerencia emissoras online, especialmente, precisa prestar atenção nessa crescente demanda do público.
No texto de hoje, mostraremos as grandes razões para investir em aplicativos para rádio. Se interessa pelo tema e quer ficar por dentro? Então, continue a leitura!
1. Aumento da fidelização
Considerando que aplicativos representam 30% da audiência online das rádios brasileiras, quem pensa em abrir uma emissora na internet ganha mais um argumento favorável.
Por meio de um aplicativo de celular, o usuário tende a passar por uma experiência mais positiva. Em casa, no deslocamento ao trabalho ou em salas de espera, por exemplo, basta se conectar, abrir a plataforma da rádio e dar o play.
Oferecendo uma transmissão de qualidade, sem travamentos ou chiados, a emissora fica mais perto de garantir aquele ouvinte por um bom tempo. Portanto, a fidelização é uma razão convincente para investir em aplicativos!
2. Interação facilitada
Entre os diferenciais que mais impactaram na vida das pessoas está a facilidade para interagir com os outros. Uma plataforma desenvolvida especialmente para rádio pode disponibilizar botões para cada usuário que deseja entrar em contato com a emissora.
Inserido na programação da rádio, o ouvinte se sente parte relevante dos conteúdos que vão ao ar. Mas as vantagens não param por aí. Afinal, trata-se de uma via de mão dupla: a interação das pessoas é primordial para o lado oposto. Com opiniões do público, o material da emissora ganha credibilidade.
E isso não está ligado somente aos materiais ao vivo. Aplicativos para rádio de qualidade ainda disponibilizam uma espécie de portal de notícias, no qual o usuário encontra os fatos mais importantes das últimas horas ou dias. Promoções também passam a ser mais fáceis de aplicar por meio da plataforma.
3. Compartilhamento eficaz
Para compartilhar determinado programa, por exemplo, um aplicativo encurta os caminhos e deixa tudo mais fácil.
Inserindo uma opção de compartilhamento direcionada a redes sociais como WhatsApp, Facebook e Twitter, o usuário só precisa apertar dois botões para enviar aos amigos o que está ouvindo.
A emissora sai ganhando diretamente com isso. Investindo em programações interessantes e em uma ferramenta qualificada para propagação do material, a audiência tende a crescer.
4. Acesso sem fronteiras
Conforme mencionamos no primeiro tópico, o acesso a aplicativos para rádio figura como um dos seus principais chamarizes. A única exigência feita ao ouvinte é a conexão à internet. Convenhamos que, em 2018, nem podemos considerar isso uma exigência, certo?
Em geral, as plataformas de transmissão radiofônica são leves e a velocidade de navegação do público nem precisa ser das maiores para uma experiência satisfatória. Além disso, o peso da ferramenta no celular não costuma interferir no desempenho do aparelho.
Vale ressaltar, ainda, que contar com um player para Facebook e uma alternativa móvel de transmissão é outra dica importante. A marca também deve ser padronizada e de fácil acesso para as pessoas em todas as mídias sociais, assim como fora delas. Para isso, contar com uma empresa especializada ajuda muito!
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