Saber como fazer um bom pós-vendas em rádio é muito importante para garantir a sobrevivência da sua emissora. Afinal, é o cuidado pós-anúncio que faz com que as empresas voltem a investir na sua rádio.

O pós-venda é um conjunto de estratégias que visa garantir a satisfação de um cliente depois de ter adquirido um serviço ou produto. No caso de uma rádio, estamos falando de suporte para que os anunciantes fiquem satisfeitos com o investimento realizado e queiram repetir a parceria.

Como fazer um bom pós-vendas em rádio? Que tipo de ações fazer ou não fazer? Nós listamos algumas dicas abaixo. Siga lendo para descobrir!

Faça um atendimento consultivo e personalizado no pós-vendas

Uma rádio mais generalista receberá anúncios de diferentes tipos de empresas, desde um escritório de contabilidade local ou de um filme que estreia no Brasil inteiro.

Mas cada uma dessas empresas pede por um atendimento diferenciado. A distribuidora do filme, por exemplo, trata com veículos de conteúdo o tempo todo. Além da sua rádio, ela está anunciando em muitas outras mídias, como em sites, em emissoras de TV. Então a conversa é mais rápida, sem precisar explicar termos.

Já para um escritório de contabilidade, esse pode ser o primeiro anúncio feito por eles. Talvez, eles não entendam como o mercado funciona, por exemplo.

Por isso, é importante fazer um atendimento personalizado para cada empresa, mostrando-se à disposição e com presteza para resolver qualquer questão.

Meça os resultados e apresente-os no pós-vendas em rádio

Não existe atendimento educado ou charme que salve um pós-vendas de um anúncio que não deu resultado. Ou que a rádio não sabe qual foi o resultado para o anunciante, o que é mais ou menos a mesma coisa.

É importante medir os resultados dos comerciais vendidos, apresentar quantas pessoas foram impactadas pela mensagem e todas as métricas disponíveis para a rádio.

Assim, é possível mostrar ao anunciante que ele recebeu o resultado que foi prometido no momento da negociação. Além disso, mostra que a rádio tem comprometimento e se preocupa com o desempenho dos anúncios.

Pergunte como foi a experiência do anunciante (e ouça!)

Nenhuma empresa consegue saber o nível de satisfação dos seus clientes se não perguntar para eles. Por isso, não tenha medo de questionar como foi a experiência dos anunciantes da sua rádio.

Além de perguntar, é importante saber ouvir o que eles têm a dizer. Não discuta, brigue ou conteste o que for dito. Ouça atentamente, agradeça com educação e faça um balanço interno sobre o que foi dito e que tipo de ações são necessárias para o futuro.

Dê orientações para novas campanhas ou anúncios

Uma boa dica para conseguir anunciantes recorrentes pela pós-vendas em rádio é ser proativo e dar orientações para novas campanhas.

Por exemplo, suponha que uma editora abordou a sua rádio para um publicidade sobre o lançamento de um novo livro.

Faça a campanha e depois apresente os resultados com algumas orientações. Que tal uma entrevista com o autor do livro? Ou, quem sabe, um novo anúncio com um texto mais persuasivo para que os ouvintes comprem o material?

Mantenha contato com os anunciantes e seja proativo

Depois de vincular uma campanha para um anunciante, apresentar os resultados e conversar sobre a experiência, é natural que a conversa esfrie e cada parte vá cuidar da sua vida.

Dito isso, não esqueça de mandar mensagens ocasionais para os anunciantes. Seja proativo nesses contatos e pergunte como está a empresa, quais os planos e como a sua rádio pode ajudar.

Use um CRM para organizar e expandir sua base de clientes

Com o tempo, sua rádio acumulará um bom número de anunciantes. Nem todos serão recorrentes, claro, mas será algumas dezenas de contatos para lidar.

Por isso, é interessante usar um CRM (um software de gestão de relacionamento com clientes) para organizar a sua base de anunciantes, de modo a manter ordenadas todas as informações essenciais sobre cada contato.

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil cuidar do pós-vendas em rádio e você logo notará o retorno de alguns anunciantes por causa da sua estratégia.

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