Você está iniciando o lançamento da sua própria estação online, mas ainda não planejou como comercializar a venda de publicidade no rádio? Não se preocupe, fizemos um post para tirar todas as suas dúvidas!

Afinal, você pode até criar uma emissora por hobbie, mas nada impede de lucrar com ela. Portanto, veja aqui quais as regras básicas para a veiculação de comerciais, como eles devem ser feitos quando se trata do rádio e confira 5 dicas para conseguir anunciantes. Acompanhe!

Quais são as regras

A primeira coisa que você deve saber é que o comércio de publicidade no rádio é permitido somente quando a estação é comercial. Ele não pode acontecer quando se opera como uma rádio comunitária.

O órgão responsável por regulamentar o setor de publicidade é o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, o CONAR. O objetivo do CONAR é estabelecer regras para veicular anúncios nesses canais. O site da instituição disponibiliza o “Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária”, contendo todas as regras para que um anúncio possa ser veiculado sem que enfrente problemas com a legislação.

Como deve ser a publicidade no rádio

Geralmente, o tempo de duração de uma peça publicitária varia entre 15 e 60 segundos e pode ser gravado pela própria rádio ou enviado pelo anunciante. Em todos os casos, precisam de aprovação dos responsáveis pela emissora ou da empresa interessada em divulgar os seus serviços.

Para que o comercial se torne mais interessante ao ouvinte, é imprescindível ter uma trilha sonora introduzindo a fala e, posteriormente, tocada ao fundo com um volume reduzido para não prejudicar o entendimento da mensagem.

Aqui, é preciso ter cuidado com os direitos autorais. O indicado é usar uma composição feita pela própria rádio ou uma música instrumental, livre de registro. Do contrário, você pode ser multado ou perder a atenção do ouvinte caso ele continue cantarolando após a introdução.

A locução deve ser pausada, de fácil entendimento, com o português correto e respeitando a identidade da marca anunciante.

Cinco dicas para conseguir mais anunciantes

Confira agora nossas 5 dicas para conseguir anunciantes!

Use o marketing digital

Crie um site e uma página da emissora no Facebook. O perfil no Instagram também pode ser um ótimo canal para divulgar notícias, trechos de músicas e informações sobre o segmento que você resolveu apostar. Ao aumentar a visibilidade da rádio, a tendência é que o público cresça e, consequentemente, atraia mais anunciantes.

Mantenha o padrão de qualidade

A programação da sua rádio precisa de um padrão de qualidade para manter a audiência interessada em continuar ouvindo o seu conteúdo. Monitore a audiência da estação e investigue as possíveis quedas, fazendo os ajustes necessários para manter esse número estável ou em crescimento.

Mostre o diferencial da sua rádio

A pessoa que está interessada em comprar um espaço para publicidade no rádio possivelmente está estudando várias emissoras. Para conquistar esses clientes, é necessário apresentar um diferencial.

Durante as negociações, tenha os relatórios sobre o público sempre a mão. Mostre o alcance da sua rádio, as ações já realizadas e as ferramentas digitais utilizadas para engajar os ouvintes.

Divulgue entre amigos

A propaganda boca a boca ainda é um poderoso instrumento de comunicação e marketing. Ninguém quer comprar um espaço em um canal desconhecido, portanto, divulgue a sua emissora para todas as pessoas que convivem com você e peça a eles que repassem a mensagem.

Ofereça planos especiais

As datas festivas são uma ótima época para atrair novos anunciantes. Muitas marcas reforçam sua imagem perante o mercado em comemoração como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados.

Prepare um plano especial para essas datas, em que a empresa possa fechar um contrato de curto período e, de certa forma, experimentar o serviço. A partir daí, os resultados e o bom relacionamento são determinantes para que esse acordo seja estendido.

Essas são algumas sugestões para que você comece a dar os primeiros passos para a construção da sua emissora, e possa lucrar com a publicidade no rádio!

Quer começar essa jornada agora mesmo? Entre em contato com a Bycast e descubra como podemos te ajudar a ser um radialista de sucesso!

Autor

Escreva um comentário