Você sabia que a música ambiente para lojas pode ter um efeito decisivo no comportamento do consumidor dentro do seu estabelecimento comercial?
Dependendo da existência ou não de canções na loja, do tipo, ritmo e volume delas, é possível aumentar ou diminuir a permanência dos clientes no estabelecimento e até mesmo o volume de vendas em um determinado período.
Quer saber como isso é possível? Continue lendo!
Benefícios da música ambiente para lojas
Colocar um sistema de som com música ambiente em lojas é uma excelente forma de interagir com os clientes e, com isso, influenciá-los. E por que fazer isso? Quais são as vantagens? Veja algumas delas a seguir.
Aumenta a permanência nas lojas
Um estudo realizado em 1982, em Nova York, descobriu que música lenta tem a capacidade de aumentar o tempo de permanência em uma loja.
Isso acontece porque a música mais lenta diminui um pouco a excitação e o ritmo dos consumidores. Mais calmos, os clientes ficam mais tempo nas lojas, olham os produtos com mais atenção e têm mais chances de fazer compras.
Proporciona a energia certa para os clientes
Muitas vezes, para conseguir fechar a venda com algum consumidor, é preciso colocá-lo no humor certo. E a música é uma excelente ferramenta para isso.
Em uma loja de ternos, por exemplo, é ideal que o cliente tenha calma, já que ele precisará decidir tamanhos, formatos e texturas do terno ideal antes de comprar. Já em uma lanchonete, uma música mais agitada e da moda pode melhorar as conversas e criar o clima certo para os consumidores.
Aumenta as vendas
Em 2015, o McDonalds realizou um experimento com o auxílio de uma empresa especializada em escolher músicas ambiente específicas para cada marca.
O McDonalds testou o efeito das canções selecionadas pela empresa para a sua marca nas vendas realizadas na Suécia.
Depois de analisar mais de 1,8 milhões de transações, a empresa descobriu que suas vendas subiram 9% quando o som ambiente tocava as canções escolhidas para a sua marca (em especial destaque para os milkshakes, que venderam 15% mais).
Ou seja: usar música ambiente pode ajudar a aumentar as suas vendas.
Dicas ao utilizar música ambiente para lojas
Nós vimos como a música ambiente pode ajudar a sua loja a ter melhores resultados. Porém, isso não significa que é só colocar um som e curtir o aumento em vendas. Existem certos cuidados necessários para tirar o melhor proveito desse recurso. Confira!
Pense na melhor música para seus clientes
Nem sempre as músicas preferidas do dono do estabelecimento são indicadas para os clientes que compram com ele.
Pense sempre no que combina mais com os clientes, sua marca e o efeito desejado para escolher a playlist da sua loja.
Mantenha sua playlist atualizada
É péssimo quando vamos com frequência a algum estabelecimento e ouvimos sempre as mesmas músicas, já um pouco fora de moda.
Por isso, é importante manter músicas atualizadas para não passar a impressão de uma loja abandonada ou desleixada.
Use uma rádio online montada por você
Uma boa ideia para explorar ao máximo o potencial da música ambiente na sua loja é utilizar uma rádio online montada por você.
Além de poder selecionar toda a programação da rádio, ainda é possível criar programas ou atrações que interajam com os consumidores, ofereçam promoções e criem dinâmicas que possam aumentar as suas vendas.
Agora que você já sabe os benefícios da música ambiente para lojas e como explorar esse recurso ao máximo, é hora de começar a pensar no seu próprio estabelecimento comercial.
Que tal montar uma rádio online e aumentar suas vendas dessa forma? Entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar!